Nossa reportagem comparou as versões topos de linha de Fiat Cronos Precision 1.8 AT x Volkswagen Virtus Highline 1.0 AT TSI. Confira quem levou a melhor no duelo 
Fiat Cronos Precision 1.8 AT x Volkswagen Virtus Highline 1.0 AT TSI
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo

Fiat Cronos e Volkswagen Virtus disputam o concorrido segmento dos sedãs compactos. Ambos são derivados de hatches lançados recentemente e agradam tanto em estilo quanto em dirigibilidade. Versões topo de linha dos dois carros são equipadas com muitos itens de conforto, conveniência e segurança. O Virtus obteve nota máxima no teste de segurança da carroceria, enquanto o Cronos custa R$ 5 mil a menos. O Volks é maior em comprimento e na distância entre-eixos.

Fiat Cronos Precision 1.8 AT x Volkswagen Virtus Highline 1.0 AT TSI
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Desempenho

Fiat declara valor superior em velocidade máxima com gasolina. A Volks fornece aceleração até 100 km/h em menor tempo com gasolina. Na prática, o Virtus leva vantagem é nas retomadas de velocidade. Motor turbo reage imediatamente aos comandos do acelerador e o tempo para ultrapassar é menor.

Placar: Cronos 0             Virtus 1

Consumo

Menor no Virtus. Motor mais moderno e de melhor eficiência energética, o três cilindros turbo da Volks consome menos. O motor do Cronos é 1.8 aspirado de concepção mais antiga, de bloco fundido e consumo maior. Além disso, o Virtus pesa menos. Diferença de 79 quilos, equivalente a um passageiro. Os índices de consumo do Inmetro divulgados favorecem ao Virtus. Entretanto, consumo depende fundamentalmente da maneira de dirigir e topografia.

Placar:  Cronos 0             Virtus    2

Fiat Cronos Precision 1.8 AT x Volkswagen Virtus Highline 1.0 AT TSI
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Estabilidade

Muito boa nos dois carros com inclinação moderada de carroceria. Não pregam sustos e dão segurança ao motorista. Como todos os carros de tração dianteira, têm tendência a sair de frente no limite da aderência. Controles de tração e estabilidade interferem quando o carro começa a escapar da trajetória, corrigindo falhas do motorista.

Placar: Cronos   0,5          Virtus    2,5

Freios

Ambos freiam bem em simulação de emergência sem abaixar a frente, mas o Virtus usa disco nos dois eixos, enquanto o Cronos mantém o sistema mais simples a tambor nas rodas traseiras. O freio de estacionamento do Virtus (mão) passa sempre a sensação de estar emperrado, e que pode soltar.

Placar: Cronos 1              Virtus    3

Fiat Cronos Precision 1.8 AT x Volkswagen Virtus Highline 1.0 AT TSI
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Posição de dirigir/ergonomia

Muito boa nos dois carros com ajustes de altura do banco do motorista. O dilema do Cronos é o assento mais curto que não apoia bem as pernas provocando cansaço em percurso longo. Tanto Cronos quanto Virtus têm coluna de direção com regulagem de altura e distância, além de assistência elétrica. Virtus leva vantagem pela maior sensibilidade da direção e bancos mais confortáveis e anatômicos.

Falhas comuns em ergonomia nos dois carros: comandos dos vidros recuados na porta e a mais grave é ter que abaixar a cabeça para entrar no banco traseiro. Revestimento liso no volante desses modelos provoca deslizamento das mãos. O restante dos comandos está bem posicionado.

Placar: Cronos 1               Virtus    4

Fiat Cronos Precision 1.8 AT6
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acabamento

Benfeito em ambos pela faixa de preço. Volkswagen e Fiat usam material plástico duro no painel central. A Volks tem primado nos detalhes de acabamento. Dessa vez, a Fiat também caprichou. Até o encontro da forração da coluna A (dianteira) com o forro do teto está benfeita como na Volks. Derrapada da Fiat são as pontas aparentes de parafuso na dobradiça central das portas.

Placar: Cronos 1,5           Virtus    4,5

Volkswagen Virtus 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Espaço interno

Um dos fatores determinantes do espaço no habitáculo é a distância entre-eixos. O Virtus tem 13 centímetros a mais (2,65 metros). A Fiat manteve a mesma do Argo (2,52 m). O espaço é muito bom no Cronos, mas não há como negar o melhor aproveitamento para pernas no carro da Volks. Em ambos, ocupantes de estatura superior a 1,80 metros esbarram a cabeça no teto.

Placar: Cronos 1,5           Virtus    5,5

Fiat Cronos Precision 1.8 AT6
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Porta-malas

Além de declarar quatro litros a mais na capacidade (525 contra 521), a Fiat caprichou em detalhe que nem sempre é percebido. As tampas dos porta-malas têm aquelas alças enormes que provocam balanço ou recuo, além de não abri-la totalmente. Para evitar bater a cabeça na tampa ou no antebraço, o Cronos tem uma mola a gás que permite abertura total da tampa sem recuo. Abertura do Cronos é bem menor do que a do Virtus, mas caixa grande não passa pela abertura de ambos. Esse é o dilema dos sedãs: porta-malas de ótima capacidade e abertura limitada.

Placar: Cronos 2,5           Virtus    5,5

Volkswagen Virtus 1.0 TSI Highline
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Itens de segurança

Versões comparadas são as mais completas e ambas estão muito bem equipadas com itens de segurança. Cintos de três pontos retráteis e apoios de cabeça para todos os ocupantes. Controles de tração e estabilidade, além de airbags frontais e ABS obrigatórios por lei. Airbags laterais dianteiros são de série no Virtus e opcionais no Cronos. Virtus levou nota máxima no teste de impacto do instituto Latin NCap, confirmando a solidez da carroceria. O Cronos ainda não foi submetido ao teste.

Placar: Cronos 3               Virtus    6

Itens de conveniência

Vale destacar entre os muitos itens de conveniência, o acesso ao veículo e partida sem uso de chave, ar-condicionado digital, vidros elétricos com um toque para abrir e fechar em todas as portas e conectividade avançada com telas de sete polegadas no Cronos e de oito no Virtus. No Virtus, o quadro de instrumentos digital tem três configurações possíveis e é opcional. Rodas aro 17 são opcionais nos dois carros. Não faltam mimos.

Placar: Cronos 3,5               Virtus    6,5

Fiat Cronos Precision 1.8 AT6
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Conjunto mecânico

Em comum, o câmbio automático de seis marchas com opção de troca por meio de borboletas atrás do volante. Trocas são suaves, sem trancos. Calibragem de suspensão boa em ambos, com eixo de torção na traseira. Mesmo rodando com rodas maiores e pneus de perfil baixo – 45 no Cronos contra 50 do Virtus – há pouca transferência das imperfeições para o habitáculo. Esses carros estão bem acertados. Virtus usa motor bem mais moderno de alumínio contra o antigo de ferro fundido do Cronos. Vantagem do motor Fiat é usar corrente em vez de correia dentada, facilitando manutenção.

Placar: Cronos 3,5           Virtus    7,5

Volkswagen Virtus 1.0 TSI Highline
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Custo/benefício

Versão completa do Cronos tem preço sugerido em torno de R$ 5 mil reais a menos do que o Virtus. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem nos dois carros. No Virtus, a segurança é primorosa. E tem também menor custo de reparabilidade. Entretanto, a diferença de preço permite pagar taxas, impostos e seguro. É significativa.

Placar: Cronos 4               Virtus    8

Placar final:

Cronos         4             Virtus    8

Volkswagen Virtus 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Ficha técnica Volkswagen Virtus 1.0 TSI Highline

Motor
De três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, turbo, flex, de 128 cv (álcool)/116 cv (gasolina) de potências máximas a 5.500 rpm e torque máximo de 20,4 kgfm (a/g) de 2.000 a 3.500 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência eletromecânica; diâmetro de giro, 10,9 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo de torção

Rodas/pneus
6,5×17” de liga leve/205/50R17

Peso
1.192 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
428 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,48; largura, 1,75; altura, 1,47; distância entre-eixos, 2,65

Capacidades (litro)
Porta-malas, 521; tanque, 52

Desempenho 
Velocidades máximas, 194 km/h (e)/189 km/h (g); aceleração até 100 km/h, 9,9 segundos (e)/10,4 segundos (g)

Consumo (km/l)
Cidade, 11,6 (g)/8 (e); estrada, 14,1 (g)/9,8 (e)

Fiat Cronos Precision 1.8 AT6
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Ficha técnica Fiat Cronos Precision 1.8 AT6

Motor
De quatro cilindros em linha, flex, 1.747 cm³ de cilindrada, com potências de 139 cv (etanol) e 135 cv (gasolina) a 5.750 rpm e torques máximos de 19,3 kgfm (álcool) e 18,7 kgfm (gasolina) a 3.750 rpm

Transmissão 
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,5 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, McPherson, e barra estabilizadora; traseira, eixo de torção

Rodas/pneus 
6,5×17”de liga leve (opcional) /205/45R17

Peso
1.271 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem) 
413 kg

Capacidades (litro) 
Tanque, 48; porta-malas, 525; altura do solo, 16,4 centímetros

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,36; largura, 1,73; altura, 1,52; distância entre-eixos, 2,52

Desempenho
Velocidades máximas, 196 km/h (etanol) e 195 km/h (gasolina); aceleração até 100 km/h, 9,9 (etanol) e 10,8 (gasolina)

Consumo (km/l)
Urbano, 7,2 (a) e 10,3 (g); estrada, 9,6 (a) e 13,3 (g)

Siga nossas redes sociais