InícioAvaliaçãoC4 Cactus: Cinco motivos para apostar no SUV da Citroën

C4 Cactus: Cinco motivos para apostar no SUV da Citroën

- publicidade -
- publicidade -

Com desenho fora do padrão e bom pacote de conteúdos, Citroën C4 Cactus Shine 1.6 THP tem bons argumentos para conquistar a preferência do consumidor

O SUV compacto se tornou a opção mais acertada para quem busca conteúdo e não quer ficar de fora da tendência do mercado. Trata-se de o segmento mais concorrido do mercado, com uma grande variedade de modelos. E nessa batalha pela preferência do público está o Citroën C4 Cactus.

VEJA TAMBÉM:

Testamos a versão topo de linha Shine 1.6 THP e destacamos cinco grandes atributos deste utilitário que disputa mercado com rivais de peso. Na lista estão modelos como Jeep Renegade, Honda HR-V, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, assim como Caoa Chery Tiggo 5x Pro e o primo Peugeot 2008. Mas o francês de Porto Real tem seus trunfos.

Estilo

Citroën C4 Cactus
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Estilo C4 Cactus tem formas arredondadas

O desenho do SUV segue uma receita mais que batida. Suspensão elevada, caixas de rodas grandonas, frente vertical, capô horizontal, assim como traseira elevada. Todo mundo segue esse caixotinho.

O C4 Cactus foge desse modelo padronizado. O SUV francês tem formas arredondadas, acentuadas pelo conjunto ótico em três níveis e pela grade do radiador. De perfil, a silhueta também foge ao convencional, com as extremidades arredondadas, sem vincos e ranhuras colocadas para indicar “musculatura” aos jipinhos.

Destaque para as molduras nas plásticas nas portas e o rack de teto, que quando visto de perfil parece ser um prancha sobre a carroceria. O modelo também abre mão da terceira janela espia e aposta numa coluna C mais encorpada. Na traseira, o visual é minimalista. As lanternas seguem a mesma linha estética

Definitivamente, trata-se de um desenho que rompe com os dogmas dos utilitários.

Motor e caixa

A cereja do bolo do C4 Cactus é o motor 1.6 THP. Essa unidade desenvolvida pela PSA em parceria com a BMW é um antigo conhecido do mercado. No Cactus, esse motor entrega 173 cv e 24,9 kgfm de torque é uma das opções mais potentes do mercado. Basicamente só perde para a unidade GSR 1.3 de 185 cv do Renegade.

A unidade é combinada com uma transmissão automática de seis marchas, que garante trocas rápidas. Tudo isso, faz do Cactus um carro esperto em qualquer situação. A oferta de torque em rotações baixas dão ao SUV elasticidade para acelerar rápido numa ultrapassagem e força para rodar em baixo giro quando não há demanda de potência.

Tudo isso se converte num consumo bastante moderado. Abastecido com gasolina, o jipinho registrou médias de 10,4 km/l no combinado entre trajeto urbano e rodoviário.

Conteúdos

Todo SUV compacto que quiser se destacar no mercado deve oferecer bom pacote de conteúdos. O C4 Cactus Shine 1.6. A versão vem equipada com direção elétrica, ar-condicionado digital, multimídia (com câmera de ré, conexão Apple CarPlay e Android Auto, USB e Bluetooth). O pacote ainda inclui bancos com revestimento em couro, partida sem chave, vidros e retrovisores elétricos.

O acabamento segue o padrão do segmento, com uso extenso de plástico duro. Mas a montagem é esmerada e a combinação de materiais garante um estilo agradável. Um ponto que destoa é o quadro de instrumentos. A Citroën oferece um mostrador digital, mas longe do refinamento dos clusters de seus rivais. Trata-se uma dela com posições demarcadas, como num relógio digital.

Segurança

A cesta de segurança do Citroën C4 Cactus não é a mais recheada, mas também não deixa a desejar. O modelo conta com seis airbags, controles de tração e estabilidade, assim como freios ABS, que não foge ao trival do segmento.

Mas ele ainda oferece seletor de tipo de terreno. Essa função permite ajustar a distribuição de torque de acordo com a aderência do piso. Ou seja, ele evita que o carro patine num trecho de baixa aderência e comprometa o controle direcional do motorista.

Já a lista de assistentes de condução inclui itens como alerta de colisão e aviso de saída de faixa. Ficaram de fora ferramentas como controle de cruzeiro adaptativo (ACC) ou frenagem emergencial ou assistente de manobras. Itens que já podem ser oferecidos em utilitários compactos, mas bem mais caros.

Espaço interno

O C4 Cactus oferece bom espaço interno para quem busca um automóvel familiar. Ele leva quatro adultos com bom nível de conforto. Quem viaja atrás tem bom espaço para as pernas e cabeça não esfrega no teto. Um terceiro passageiro na “classe econômica” comprometerá o conforto.

Mas para quem tem família com duas crianças, o espaço é mais que satisfatório. O banco traseiro comporta duas cadeirinhas com fixação do tipo Isofix. Já o porta-malas comporta 320 litros de volume. Longe de oferecer o espaço de bagagem de um sedã, mas segue o mesmo volume das principais referências do mercado.

Palavra final

O C4 Cactus Shine THP 1.6 não é um carro barato. A versão parte de R$ 142.390. Mas a linha do SUV tem preços iniciais de R$ 106.290. Trata-se de um SUV que oferece bom pacote de conteúdo, tem estilo diferente do convencional e se destaca pela motorização.

Autos Segredos no YouTube:

Siga nossas redes sociais para ver muito mais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -