Volvo S60 T5 Inscription luxo traz muita tecnologia, segurança e conforto. Desempenho excepcional do motor turbo com câmbio automático de oito velocidades. Leia o teste
Volvo S60 T5
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo

A nova geração do sedã Volvo S60 T5 utiliza a plataforma modular SPA compartilhada também com os modelos da série 90. Carro tem maiores comprimentos e distância entre-eixos, aumentando espaço interno, mas ficou mais baixo. Por fora, desenho de limpas e agradáveis, com destaque para o tradicional martelo de Thor na luz diurna dos faróis. Na traseira, lanternas em formato da letra C semelhante às do Civic dão toque especial na tampa do porta-malas, que tem boa capacidade, e pode ser aberto por comandos na chave, interno ou na tampa.

Volvo S60 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acabamento é destaque

Por dentro, acabamento esmerado e uso de materiais requintados muito bem montados e arrematados. Impressiona o cuidado no acabamento do interior. Bancos dianteiros anatômicos com várias regulagens elétricas, incluindo a lombar, e prolongamento de assento. Extremamente confortáveis contrastam com assento traseiro baixo, que não apoia as pernas. Outro deslize são as pontas de parafuso aparentes na dobradiça central das portas que faz a união com o monobloco.

Saiba mais:
Confira nossa avaliação do BMW 330i M Sport.

Segurança sempre foi palavra de ordem para os suecos da Volvo. S60 T5 está equipado com freio automático e assistente de direção para evitar colisão com manobras evasivas e na frenagem com carros no sentido contrário se aproximando. Denominado City Safety atua entre 50 e 100 km/h e ajuda evitar colisão também com pedestres e animais de grande porte por meio de assistência à manobra.

Volvo S60 T5
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Referência em segurança

Entre os itens de segurança, está a alerta de mudança de faixa, que emite sinal sonoro e atua no volante para evitar acidente entre 65 e 200 km/h; sistema de proteção em saída de estrada e contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal, de ponto cego e de tráfego cruzado. Além da Mitigação de Pista Oposta com frenagem automática para reduzir danos de colisão com veículo em sentido contrário. Funciona entre 60 e 140 km/h. E controle de velocidade com assistente de direção até 130 km/h.

Volvo S60 T5
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Segurança continua com faróis de LED que não ofuscam motoristas à frente ou em sentido contrário e direcionam o facho em até 30 graus nas curvas. Além de regulagem automática de facho conforme a carga.

Volvo S60 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Modos de condução

Há quatro modos de condução: Eco, para economia; Comfort, no uso diário; e Esportiva, além de regulagem individual que muda peso de direção, troca de marchas em rotação elevada e resposta de aceleração. Essas alterações são feitas por meio de comando rotativo no console central e visualizado na grande tela tátil multimídia no centro do painel. Por meio dela, controlam-se navegação, telefonia, mídia e demais configurações do carro. É bem intuitiva. Tudo pode ser controlado por comando de voz. Há compatibilização de telefone por meio de Android Auto e Apple Car Play.

Volante agrupa poucos comandos e coluna de direção é regulável em altura e distância. Ressalva é revestimento liso do volante que provoca deslize acidental. A maioria das funções exibidas no quadro de instrumentos de 12,3 polegadas é controlada pelos comandos no volante. Sistema multimídia permite trancar e abrir portas, climatizar à distância, dar partida remota, entre outros.

S60
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Suspensão

Suspensão traseira multilink e dianteira com braço duplo triangular dão ótima dinâmica e muito equilíbrio. Comportamento dinâmico excepcional com direção transmitindo sensação de aderência. Ponto central carece de melhor definição. Rodas enormes aro 19 e pneus de perfil baixo (40) comprometem o conforto em piso ondulado e remendos de asfalto. Conjunto sobe e desce pesadamente. Câmbio de oito marchas tem trocas rápidas e sem trancos. Reduções ocorrem conforme diminuição da velocidade do motor 2.0 turbo de alta potência.

Desempenho excepcional em qualquer situação. Resposta imediata aos comandos do acelerador. Carro prazeroso de dirigir e freios muito eficientes. Anatomia correta dos bancos mantém postura ideal e evita cansaço em percurso longo. A versão Inscription tem preço sugerido de R$ 229.950. Garantia é de dois anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Volvo S60 T5

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.969cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo, gasolina, de 254 cv de potência máxima a 5.700 rpm e torque máximo de 35,7 kgfm de 1.500 a 4.800 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de oito marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,3 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e disco sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, double Whisbone, barra estabilizadora; traseira, multilink, barra estabilizadora; altura do solo, 14,2 centímetros

Volvo S60
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Rodas/pneus
8 x 19”, de liga leve/235/40R19

Peso
1.702 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
Não divulgado

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,761; largura, 1,85; altura, 1,431; distância entre-eixos, 2,871

Volvo S60
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Capacidades (litro)
Porta-malas, 392; tanque, 55

Desempenho
Velocidade máxima (km/h), 240; aceleração até 100 km/h (segundos), 6,5 segundos

Consumo (km/l)
Cidade, 9,04 /estrada, 11,63

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.