Daniel Ribeiro Filho (*)
Especial para o Autos Segredos
ACABAMENTO DA CARROCERIA A pintura tem alguns pontos com impurezas. Os frisos protetores das portas estão instalados na base inferior das mesmas, acima das soleiras e terão eficiência limitada contra mossas que ocorrem em estacionamentos apertados. A tampa do porta-malas está descentralizada e desnivelada. As quatro extremidades dos pára-choques estão desalinhados na união com a carroceria. As quatro portas estão desniveladas entre si e a carroceria, e as traseiras têm folgas fixas diferentes entre os dois lados. O capô apresenta-se descentralizado em relação aos faróis/ pára-lamas e desalinhado em relação ao para-choque dianteiro, que tem folga fixa bem diferenciada. Não tem adesivo na carroceria indicando o diferencial em relação ao seu segmento de mercado do câmbio CVT. NEGATIVO
ALTURA DO SOLO Toda a zona inferior do motopropulsor (motor e câmbio) tem proteção por chapa em aço de boa espessura. A altura do solo é razoável para uma condução usual sobre pisos mistos (asfalto, terra batida e paralelepípedo), saídas de garagem em desnível e transpor quebra-molas normais. POSITIVO
FREIOS O pedal de freio tem ótima sensibilidade e relação. Os conjuntos dianteiro e traseiro estão bem dimensionados para a massa do veículo e rendimento do motor. O freio de estacionamento atuou normal. Apresentou uma boa desaceleração com reações uniformes nos dois eixos, e manutenção da trajetória. Após uso esportivo severo em longa descida sinuosa, a resistência térmica foi positiva. POSITIVO
CÂMBIO Merece destaque o funcionamento deste câmbio CVT. A Renault oferece duas opções inteligentes de condução com câmbio CVT de variação contínua e no uso manual seqüencial com seis marchas, através de toques na própria alavanca principal (não tem aletas incorporadas atrás dos raios do volante). É extremamente funcional com proposta de conforto correta, alta suavidade de marcha e produz uma dinâmica muito boa para os 1.372kg, sendo muito superior o seu comportamento dinâmico em relação a um câmbio automático convencional. POSITIVO
VEDAÇÃO Boa contra água. Obs.: Contra a poeira, não efetuado devido a chuvas. POSITIVO
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
Um ruído sonoro bem-vindo, com boa intensidade, é muito eficiente para alertar a proximidade de radar, indicando a velocidade permitida e a distância até o mesmo. O efeito aerodinâmico é contido mesmo em alta velocidade, mas ao trafegar sobre piso de paralelepípedo, terra e asfalto ruim, surgem vários ruídos no habitáculo. REGULAR
DIREÇÃO O volante tem boa pega e a coluna de direção ajuste manual em profundidade e altura, ambos com um bom curso. A assistência é elétrica, e variável com a velocidade do veículo. É bem confortável, leve e ágil no uso urbano, e em estradas firme e com boas reações, trazendo segurança nas várias situações avaliadas com o automóvel em alta velocidade. A velocidade do efeito-retorno agrada e o diâmetro de giro é bom. A precisão na reta e em curvas é muito boa, e apresentou baixo ruído do conjunto com curva sobre piso irregular. POSITIVO
ILUMINAÇÃO O sistema tem sensor crepuscular. Na zona do teto tem plafonier na dianteira com lanterna e dois spots fixos integrados, e o mesmo conjunto no centro do teto com resultado positivo em iluminação para a área do habitáculo. Os faróis, que apresentaram uma boa eficiência, têm xenônio no baixo, dupla parábola com lâmpadas halógenas para o facho alto, e auxilio de faróis de neblina embutidos no pára-choque. A regulagem de altura em função da carga transportada é automática e possui esguichos para lavar as lentes. As luzes de cortesia estão presentes nos para-sóis, porta-luvas, porta-malas e base inferior das portas dianteiras. POSITIVO
LIMPADOR DE PARA-BRISA Tem sensor de chuva. As palhetas tem boa qualidade, e os esguichos (4) ótima vazão. A área varrida no pára-brisa é satisfatória no lado direito, mas é prejudicada no lado do condutor, junto a coluna A, pela parte não limpa, diminuindo o campo de visão. É fácil o acesso ao reservatório d`água instalado dentro do vão motor. REGULAR
ESTEPE/MACACO A operação de troca é normal, mas ao utilizar o estepe (roda em aço e pneu diferente dos de uso), deve-se instalar os parafusos específicos de roda que vem no kit. Essa solução de pneu reserva diferente dos de uso não é funcional no Brasil, além de alterar o comportamento dinâmico do veículo, o que incomoda numa viagem mais longa. O estepe está alojado dentro do porta-malas na bunha do assoalho. Não tem porca auto-adaptadora antifurto. REGULAR
FERRAMENTAS Não tem. NEGATIVO
ALARME Não tem chave de ignição, e sim um cartão que pode ser inserido no console, ou permanecer no bolso do condutor, onde o sistema reconhece a sua proximidade e libera o botão de partida start/ stop. Tem abertura e fechamento dos vidros das quatro portas por um toque, com sistema anti-esmagamento, mas apresentou mal funcionamento na porta traseira direita. Não tem proteção dentro do habitáculo contra invasão através da quebra dos vidros, nem contra abertura forçada das partes móveis. REGULAR
VOLUME DO PORTA-MALAS O declarado é 530 litros, e o encontrado foi 480 litros, com o banco traseiro na posição normal, triângulo de segurança dentro do vão, e prejudicado pelo mecanismo com largas curvaturas de sustentação da tampa que invadem as áreas laterais no porta-malas, e das barras transversais que fazem o efeito mola.
(*) O autor do texto é engenheiro formado pela PUC Minas. Para contatos danielribeirofilho@hotmail.com. (veja aqui o perfil profissional do Daniel)
Fotos | Renault/divulgação
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