Categorias JACLançamentos
| em 13 anos ago

JAC Motors estreia no país oferecendo 6 anos de garantia

Compartilhar

A partir de agora será preciso pensar um pouco antes de dizer que você nunca comprará um carro chinês. No próximo dia 18 a JAC Motors (Jianghuai Automobile Co.) começa a vender seus carros no país, com grande estrutura e um marketing forte, para mostrar que a China também sabe fazer bons carros e conquistar o brasileiro.

De cara, a marca inaugurará simultaneamente 50 concessionárias completas, inclusive com oficinas, ao contrário de outras marcas conterrãneas. O objetivo é fechar o ano com 90 concessionários e 35 mil carros vendidos. O apresentador Fausto Silva será o garoto propaganda da marca em 2011.

Enquanto outras marcas chinesas são importadas para o país por investidores e até mesmo grupos alimentícios, a JAC chega pelas mãos do Grupo SHC (o maior grupo de revendas de automóveis do País), de Sergio Habib, o homem responsável por inserir a Citroën no país, e que a presidiu até 2008. Ele é também importador oficial da Aston Martin.

As comparações com outras marcas chinesas param por aqui, afinal, o alvo da JAC não são elas, tampouco ser apenas mais uma no mercado. A estratégia é mirar nas quatro grandes montadoras. Para garantir um bom produto, ao longo dos 2 milhões de km rodados em testes, foram encomendadas à matriz, na China, 242 modificações no projeto original, dos JAC J3 e J3 Turin (sedã), os primeiros carros da marca que serão vendidos por aqui. E isso inclui novas peças, de fabricantes renomados, e ajustes ao gosto do brasileiro.

O JAC J3 e o J3 Turin são equipados com o mesmo motor, um 1.4 (na verdade 1.33), com comando das válvulas de admissão variável. Enquanto na China ele gera 94 cv de potência e 11, 6 mkgf, por aqui, com ajustes feitos pela Delphi para, são 108 cv a 6.000 rpm e 14,1 kgfm a 4.500 rpm, mas à gasolina. A versão flex é prevista para meados de 2012. O câmbio é manual de 5 marchas. Vale destacar a suspensão traseira dual link, exclusividade no segmento, e que garante um melhor acerto de suspensão – em teoria, porque acima de 100km/h o carro flutua, e isso passa insegurança…
O design dos dois modelos foram criados com supervisão do estúdio Pininfarina e o interior, desenhado no Japão. Ainda assim,  o design externo não surpreende e o sedã, de alguns ângulos, não é bonito. O desenho do interior é simples, e o espaço é semelhante ao da família Palio. O porta-malas do hatch comporta 350 litros, enquanto o sedã, 490l.

De série, ambos trazem air bag duplo, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, freios ABS de 8ª. geração com EBD, ar condicionado, CD Player com MP3 e USB, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 15″, faróis de neblina e farois com regulagem elétrica. O preço deles não é uma barganha, mas em relação aos concorrentes (Sandero/Logan, Gol/Voyage, Fox, Fiesta e Agile) eles se destacam pelo custo benefício: o hatch custa R$ 37.900 (curiosamente, o preço de partida do Citroën C3) e o J3 Turin custa R$ 39.900. O único opcional é a pintura metálica, por R$ 990 bancos em couro são oferecidos como acessórios pela rede, por cerca de R$ 1.200.
No pós venda os JAC prometem ser menos onerosos. As revisões custam cerca de 10% a menos aos concorrentes mais baratos, com preços unificados para todo o Brasil. Para fiscalizar a situação das unidades vendidas as revisões forão espaçadas em 5 mil km. Ainda assim, o gasto com as seis primeiras revisões será de R$ 597,00. Até os 60 mil km o consumidor vai pagar R$ 1.575, o que também não é muito. Sergio Habib surpreendeu na coletiva de imprensa, no último dia 11, ao anunciar 6 anos de garantia sem limite de quilometragem. A maior garantia do país.

Para uma estreante no Brasil, a JAC chega forte, armada até os dentes para encarar rivais tradicionais. Ela diz que aposta em clientes jovens, que em sua maioria não têm fidelidade a marca, mas vai demorar para se tornar uma grande ameaça. Da mesma forma que o J3 tem muitos predicados, também tem muito a evoluir, mas não duvide de sua capacidade! Abaixo você confere os dados técnicos do modelo, a tabela de preços das revisões e a galeria de fotos dos modelos.

Galeria

(Clique nas imagens para ampliar)

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Quer equipar seu auto? Compare os preços antes no indiCAuto Auto Peças Online!

Henrique Rodriguez

Henrique Rodriguez é jornalista, técnico em manutenção automotiva e estudante de eng. mecânica. É editor executivo do Novidades Automotivas e tem um Fusquinha 73.