Com discreta mudança de visual, mas com o moderno motor de três cilindros, compacto da marca alemã surpreende pelo bom desempenho e baixo consumo de combustível
Especial para o Autos Segredos
Se você é daqueles que já não tem a menor paciência com os modelos 1.0 pelo fraco desempenho ou pelo consumo de combustível nem tão baixo assim, chegou a hora de rever seus conceitos. Com o Fox BlueMotion 1.0 flex, a Volkswagen deu uma boa sacudida no segmento e certamente está fazendo a concorrência rebolar. Isso porque o moderno motor de três cilindros dá um show de eficiência, mostrando que carro 1.0 pode, sim, ter bom desempenho, com baixos consumo e emissão de poluentes. E não é preciso fazer muito esforço para se obter bons resultados, pois com o auxílio da tecnologia o próprio Fox vai orientando o motorista, fazendo o combustível render dentro do tanque.
O caro leitor pode estar se perguntando se isso é suficiente para que o Fox BlueMotion apresente números impressionantes de consumo. E eu digo que não! Ele tem mais. Dialogando com o motorista por meio do computador de bordo, o carrinho vai dando as dicas de como é possível obter os melhores resultados. Para dar a partida é preciso pisar no pedal da embreagem, o que evita o funcionamento com uma marcha engrenada e possíveis saltos para frente. Depois de arrancar, o motorista já começa a perceber as mensagens no painel para auxiliar na economia de combustível. Se o motorista abre os vidros, ele manda fechar, para diminuir a resistência ao ar. Se pisar no acelerador com o carro parado ou forçar a arrancada, toma pito, pois esse tipo de situação contribui para o aumento de consumo. E o computador de bordo ainda indica qual o melhor momento para fazer a troca de marcha. Tudo para reduzir o consumo de combustível.
CONSUMO E não é que funciona mesmo! Dirigindo o Fox BlueMotion em um circuito misto na cidade, mesclando corredores com trânsito rápido e áreas com topografia mais acidentada, o computador de bordo apresentou consumo variando de 9km/l a 11,5km/l com etanol e cerca de 13km/l com gasolina. Na estrada os números impressionam: 20km/l com gasolina e 16km/l com etanol. Vamos falar a verdade: os resultados são bem melhores do que a média de outros modelos equipados com motor 1.0 de quatro cilindros.
E falando em quatro cilindros, se o antigo 1.0 do Fox matava de raiva o motorista com o fraco desempenho, o três cilindros chega como divisor de águas. O carro é esperto, pois apresenta boa performance tanto na cidade quanto na estrada, com bom torque em baixas rotações, proporcionando arrancadas rápidas e retomadas de velocidade eficientes, com segurança. Não lembra nem de longe o outro e nem parece um 1.0. O câmbio, com relações alongadas, contribui para o bom desempenho, além de ter engates precisos. O Fox é um modelo com ajuste das suspensões que favorece mais a estabilidade em detrimento do conforto, já que é um pouco mais duro. A direção foi bem calibrada, garantindo tranquilidade nas manobras e segurança em velocidades mais elevadas.
AVALIAÇÃO | Oine | Marlos |
Desempenho (acelerações e retomadas) | 9 | 8 |
Consumo (cidade e estrada) | 10 | 10 |
Estabilidade | 8 | 8 |
Freios | 8 | 8 |
Posição de dirigir/ergonomia | 8 | 8 |
Espaço interno | 9 | 8 |
Porta-malas (espaço, acessibilidade e versatilidade) | 8 | 7 |
Acabamento | 8 | 7 |
Itens de segurança (de série e opcionais) | 8 | 8 |
Itens de conveniência (de série e opcionais) | 8 | 8 |
Conjunto mecânico (acerto de motor, câmbio, suspensão e direção) | 8 | 9 |
Relação custo/benefício | 8 | 8 |
FICHA TÉCNICA
» MOTOR
Dianteiro, transversal, de três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12 válvulas, com potências máximas de 75cv (gasolina) e 82cv (etanol) a 6.250 rpm e torques de 9,7kgfm (gasolina) e 10,4kgfm (etanol) a 3.000rpm
» Transmissão
Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas
» Suspensão/Rodas/Pneus
Dianteira, independente, McPherson e barra estabilizadora; traseira, interdependente, com braço longitudinal/ 5×14 polegadas em aço/ 175/70 R14
» Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica
» Freios
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
» Capacidades
Peso, 993kg; tanque, 50 litros; de carga (passageiros e bagagem), 440kg
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos