O Fox, definitivamente, não é um carro novo: a atual geração foi lançada no longínquo ano de 2003. Todavia, seria injusto não reconhecer que a passagem do tempo trouxe alguns benefícios: enquanto determinados modelos completam seu ciclo de vida quase sem evoluções ou até mesmo com algumas regressões, o Volkswagen fez upgrades em seu hatch. Ele nem parece aquele carro que, há 13 anos, chegou ao mercado apenas com carroceria de duas portas (a de quatro veio em 2004), painel franciscano, com os instrumentos encavalados em um cluster pequeno, e porta-luvas sem tampa. Em 2009, a primeira reestilização não apenas atualizou o design, como trouxe um habitáculo bem mais agradável, sem as falhas citadas. Já a segunda mudança, em 2014, alterou discretamente a carroceria e o interior, mas aperfeiçoou bastante a mecânica, com a incorporação dos novos propulsores 1.0 de três cilindros e 12 válvulas e 1.6 de quatro cilindros e 16 válvulas, esse último acoplado a um câmbio manual de seis marchas. O primeiro já foi avaliado pelo Autos Segredos, na versão aventureira Track. Agora, chega a vez de testar o segundo, na configuração top de linha Highline.
Quem já dirigiu um Fox equipado com o motor EA-111 percebe facilmente a evolução quando experimenta o EA-211. Antes apático em altas rotações, agora o hatch sobe de giro com rapidez, e chega “lisinho”, sem asperezas, até a faixa vermelha do tacômetro. Leitores mais tradicionais podem estar concluindo de antemão que isso gerou uma contrapartida no desempenho em baixa, certo? Errado! A boa distribuição de torque do propulsor – segundo a Volkswagen, 85% do valor máximo está disponível já a 2.000 rpm -, associada ao encurtamento das relações do câmbio provocado pela adição da sexta marcha, fazem com que o Fox 16V seja até mais ágil que o 8V nas retomadas. A transmissão com uma velocidade a mais ainda trouxe outro benefício: a redução do regime de trabalho do 1.6: a 120 km/h, o hatch funciona a apenas 2.800 rpm, o que aumenta o conforto acústico a bordo. Os engates são excelentes: têm a mesma precisão da caixa anterior, de cinco velocidades. O consumo de combustível foi igualmente satisfatório, com médias, durante a avaliação, de 8,5 km/l na cidade e de 11,9 km/l na estrada, com etanol no tanque.
Se por fora as atualizações disfarçaram bem a idade do Fox, por dentro ele revela de modo mais claro a sua idade. O teto solar, (opcional), por exemplo, é pequeno, e o desenho do painel está datado. Felizmente, em termos ergonômicos, não há falhas que costumam acometer os carros de décadas passadas. Os comandos têm acesso fácil, e a posição para dirigir, mais alta que em outros hatches, é correta. Os bancos estão entre os melhores da classe, com ótimos apoios para as coxas e a coluna. O do motorista é regulável em altura, mas o traseiro dispõe apenas de dois cintos de três pontos, embora existam três encostos de cabeça. Já volante, compartilhado com algumas versões do Golf, é montado em uma coluna ajustável em altura e em profundidade (coisa rara dentro do segmento) e ainda proporciona ótima pegada. Os cluster segue a escola alemã, com grafia simples, fundo escuro e nenhum tipo de adereço: o resultado é uma leitura muito direta. Vale destacar a instrumentação analógica completa, com termômetro do fluido de arrefecimento. Uma característica que denuncia a defasagem do projeto, mas que acaba trazendo benefícios, é a linha de cintura baixa: graças a ela, a visibilidade para as laterais é muito boa. Aliás, a grande área envidraçada do veículo, associada aos espelhos retrovisores bem-dimensionados, favorecem bastante a manobrabilidade. Apenas para trás o resultado é apenas razoável, devido às colunas C largas e à vigia um tanto estreita.
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O Fox Highline traz um pacote de equipamentos apenas mediano, composto por sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, computador de bordo, ar-condicionado manual, volante multifuncional, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas com telecomando, retrovisores elétricos, sendo o do lado direito com a função tilt-down, sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player e entradas USB, SD-card e aux-in e rodas de liga leve de 15 polegadas. O pacote de segurança, além dos obrigatórios freios ABS e airbags frontais, traz controle eletrônico de tração. A Volkswagen oferece o controle de estabilidade, porém como opcional, vinculado à função cornering dos faróis de neblina (eles são de série, mas, nesse caso, o acendimento é sempre conjunto). Também são vendidos à parte itens como assistente de partida em rampas, couro sintético nos bancos e nos painéis das portas, controlador de velocidade, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, sistemas multimídia – há duas opções, o Discover Media ou o Composition Media -, rodas de 16 polegadas e câmera de ré. O preço base é de R$ 56.990, mas chega a R$ 62.979 com todo o conteúdo extra.
AVALIAÇÃO | Alexandre | Marlos |
Desempenho (acelerações e retomadas) | 8 | 8 |
Consumo (cidade e estrada) | 8 | 8 |
Estabilidade | 7 | 7 |
Freios | 7 | 8 |
Posição de dirigir/ergonomia | 8 | 8 |
Espaço interno | 8 | 8 |
Porta-malas (espaço, acessibilidade e versatilidade) | 7 | 8 |
Acabamento | 7 | 8 |
Itens de segurança (de série e opcionais) | 7 | 7 |
Itens de conveniência (de série e opcionais) | 8 | 7 |
Conjunto mecânico (acerto de motor, câmbio, suspensão e direção) | 9 | 9 |
Relação custo/benefício | 7 | 7 |
FICHA TÉCNICA
»MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina/etanol, 1.598cm³ cm³ de cilindrada, 110cv (g)/120cv (e) de potência máxima a 5.750, 15,84 kgfm (g)/ 16,8 mkgf (e) de torque máximo a 4.000 rpm.
»TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio manual de seis marchas.
»ACELERAÇÃO ATÉ 100 km/h (dado de fábrica)
9,8 segundos com etanol e 10,3 segundos com gasolina.
»VELOCIDADE MÁXIMA (dado de fábrica)
189 km/h com etanol e 183 km/h com gasolina.
»DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência elétrica.
»FREIOS
Discos ventilados na dianteira, tambores na traseira, com ABS.
»SUSPENSÃO
Dianteira, independente, McPherson; traseira, semi-independente, eixo de torção.
»RODAS E PNEUS
Rodas em liga de alumínio 6J×16, pneus 195/50 R16 (opcionais).
»DIMENSÕES
Comprimento: 3,868 metros; largura, 1,660 m; altura: 1,552 m; distância entre-eixos: 2,467 m; peso: 1.105 quilos.
»CAPACIDADES
Tanque de combustível: 50 litros; porta malas: de 270 litros a 353 litros; carga útil (passageiros e bagagem): 415 quilos.
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos