Alterações do hatch para economizar combustível, embora pequenas, surtem efeito. O problema é a escassez de equipamentos de série em relação ao preço de tabela
Como os pneus verdes são mais duros e ainda são calibrados com maior pressão, a versão ganhou amortecedores levemente mais macios, para que o conforto ao rodar não fosse prejudicado. Porém, mesmo assim há transmissão de imperfeições do solo para o habitáculo, quando se trafega em piso irregular. No mais o conjunto de suspensão é exatamente o mesmo encontrado nos outros membros da família Fox, com sistema independente do tipo McPherson na frente e semi-independente atrás, por eixo de torção. O conhecido motor 1.6 não sofreu quaisquer alterações. Tem cabeçote de oito válvulas sem variação de comandos e movimentação por correia dentada, com potência de 101 /104 cv a 5.250 rpm e torque de 15,4/15,6 kgfm a 2.500 rpm, com gasolina e etanol, na ordem. A direção também não foi alterada e curiosamente continua contando com assistência hidráulica, quando o sistema elétrico seria mais indicado para a proposta de baixo consumo do modelo.
Em termos de desempenho, o Bluemotion assemelha-se aos irmãos nas boas respostas em baixa rotação, com muita disposição para encarar o trânsito urbano. Porém, na estrada, nota-se perda de ânimo com as relações alongadas da transmissão, prejudicando as retomadas de velocidade. Por outro lado, os engates do câmbio são tão macios quanto precisos, fazendo com que a tarefa de reduzir as marchas não seja nenhum martírio. Também agrada a posição de dirigir, centralizada e ergonômica. O volante tem boa pega, mas peca ao não dispor de regulagens de altura e profundidade. A calibragem do sistema hidráulico é precisa: oferece boa progressividade, com firmeza em alta velocidade e leveza em manobras.
O acabamento do habitáculo é satisfatório para a categoria, com bons arremates e sem rebarbas aparentes. Os plásticos que revestem todo o interior são rígidos, como é comum no segmento, mas os tecidos dos bancos e das forrações laterais, apesar de sintéticos, são agradáveis ao toque. No porta-malas, o modelo deixa a desejar, com lataria aparente em quase toda a face interna da tampa e no batente da mesma. O compartimento, porém, é prático, pois conta com grande vão de abertura e ainda tem o auxílio do deslizamento do banco traseiro. O recurso, que é vendido como opcional, pode fazer com que o volume de carga chegue aos 353 litros, sendo que em posição normal, o valor é de 260 litros. Se ainda assim o espaço não for suficiente, é possível ampliar o bagageiro por meio do rebatimento dos bancos.
Por falar em espaço, o habitáculo é bem aproveitado, com muitos porta-objetos e boas acomodações para motorista e passageiro frontal. Atrás, ninguém raspará a cabeça no teto, graças às acomodações mais verticais para os ocupantes, porém o vão para as pernas não é tão amplo e pode incomodar as pessoas mais altas. Porém, quem tem estatura mediana não se sentirá apertado. Para o quinto ocupante, a acomodação não é confortável, já que o Fox tem largura contida e há um ressalto na região central do assoalho.
POUCOS ITENS DE SÉRIE A versão Bluemotion vem de série com pouquíssimos equipamentos. Os únicos itens relevantes que vêm incluídos na versão são a assistência hidráulica da direção e o computador de bordo. Ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores com comandos elétricos, rádio CD Player com comandos no volante, entrada USB e para i-pod, alarme e chave com telecomando são oferecidos apenas como opcionais. Até pequenos mimos, como iluminação nos para-sóis e no porta-malas, para-brisa degradê e rede para prender objetos no bagageiro são inacreditavelmente vendidos à parte…
Recentemente, a Volkswagen estendeu a oferta de airbags frontais e freios ABS para todas as versões 1.6 de Fox, Gol e Voyage. Assim, o Bluemotion vem de série com os dois importantes equipamentos de segurança e não chega a fazer feio em tal quesito. Contudo, ainda assim há ausências relevantes, em especial para os passageiros de trás, onde não há cinto de três pontos na região central. O terceiro encosto de cabeça é opcional, vinculado ao já citado sistema de deslizamento do banco. Deveria ser de série, mas ao menos o item é disponibilizado, enquanto alguns rivais não o oferecem sequer para compra à parte. Repetidores de seta laterais nos retrovisores, assim como luzes de neblina na dianteira e na traseira, também são opcionais, enquanto o sistema Isofix para fixação de cadeirinhas e os airbags laterais não estão disponíveis no hatch.
JUÍZO FINAL: Chegamos a duas conclusões principais após a avaliação. A primeira é que as alterações cumpriram com o objetivo de economizar combustível e, como a versão não é muito mais cara que as demais, pode amortizar o investimento extra, mas apenas para aqueles que rodam muito. Para efeito de comparação, um modelo 1.6 básico, vendido unicamente com carroceria quatro portas, tem preço de tabela fixado em R$ 34.466, enquanto e Bluemotion duas portas custa R$ 35.572 e o quatro portas, R$ 37.050. A segunda é que, pelo valor pedido, o Fox é caro demais pelos equipamentos que oferece, embora tal crítica não fique restrita apenas ao Bluemotion: vale também para a já citada configuração 1.6 básica, que tem pacote semelhante. É pena, pois se houvesse uma política mais agressiva, com redução de preço ou uma ampliação de conteúdo sem aumento, o hatch se tornaria bastante interessante dentro do segmento, principalmente o Bluemotion, que mostrou comportamento adequado à proposta e por enquanto é uma das poucas opções acessíveis no mercado para aqueles que têm a consciência ecológica mais desenvolvida.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, gasolina/etanol, 1.598cm³ cm³ de cilindrada, 101cv (g)/104cv (e) de potência máxima a 5,250, 15,4 kgfm (g)/ 15,6 mkgf (e) de torque máximo a 2.500 rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas
ACELERAÇÃO ATÉ 100 km/h (dado de fábrica)
10,6 segundos com gasolina e 10,3 segundos com etanol
VELOCIDADE MÁXIMA (dado de fábrica)
183 km/h com gasolina e 185 km/h com etanol
DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS
SUSPENSÃO
Dianteira, independente, McPherson; traseira, semi-independente, eixo de torção
RODAS E PNEUS
Rodas em liga de alumínio, 5 x 14 polegadas, pneus 175/70 R14
DIMENSÕES (metros)
Comprimento, 3,823; largura, 1,657; altura, 1,545; distância entre-eixos, 2,465
CAPACIDADES
Tanque de combustível: 50 litros; porta malas: 260 a 353 litros; carga útil (passageiros e bagagem): 440 quilos; peso: 1.009 quilos
AVALIAÇÃO | Alexandre | Marlos |
Desempenho (acelerações e retomadas) | 7 | 8 |
Consumo (cidade e estrada) | 9 | 8 |
Estabilidade | 7 | 6 |
Freios | 6 | 6 |
Posição de dirigir/ergonomia | 8 | 9 |
Espaço interno | 8 | 8 |
Porta-malas (espaço, acessibilidade e versatilidade) | 7 | 7 |
Acabamento | 7 | 6 |
Itens de segurança (de série e opcionais) | 7 | 6 |
Itens de conveniência (de série e opcionais) | 6 | 5 |
Conjunto mecânico (acerto de motor, câmbio, suspensão e direção) | 8 | 8 |
Relação custo/benefício | 6 | 6 |
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos