As peruas não foram as únicas vítimas da expansão dos SUVs no mercado brasileiro. Os monovolumes também sentiram o golpe e têm ficado cada vez mais escassos no país. Ok, eles nunca chegaram a conquistar tanta participação quanto as stations, mas é certo que já tiveram muito mais representantes por aqui. Nesse contexto, o C4 Picasso é um sobrevivente, e segue sozinho, sem concorrentes diretos, em sua subcategoria: a Spin, mais simples, ocupa uma faixa inferior, enquanto Carnival e Town&Country são superiores em tamanho e em sofisticação. Por valor pouco acima da marca de R$ 100 mil, a minivan da Citroën está longe de ser uma escolha óbvia para a maioria dos consumidores, tanto pela retração do segmento quanto pela baixa penetração da marca francesa no país. Porém, quem topar fugir do óbvio será recompensado com todas as características que um bom monovolume tem que ter, entre as quais praticidade, versatilidade e amplo espaço interno.
Assim como o ambiente interno, o conjunto mecânico do Citroën C4 Picasso também contribui para uma tocada tranquila. O motor não é fraco: sob o capô, há o conhecido 1.6 THP do grupo PSA, capaz de entregar 165 cv de potência a 6.000 rpm e 24,5 kgfm de torque a 1.400 rpm, O problema é que o veículo pesa 1.405 kg, o que prejudica o desempenho. Não que o monovolume seja lerdo: ele mostra muitas desenvoltura na cidade, e, na estrada, consegue fazer ultrapassagens com muita segurança e manter boa velocidade em subidas de serra. Porém, o resultado passa longe da empolgação e da esportividade encontradas nos hatches da marca equipados com o mesmo propulsor. No mais, a arquitetura mecânica é a mesma de sempre, e inclui turbocompressor, intercooler, comando variável para as válvulas de admissão, injeção direta de combustível, construção de bloco e cabeçote em alumínio e acionamento das válvulas por meio de corrente. O funcionamento é suave, mesmo em alta rotação. Já os freios, com discos ventilados no eixo dianteiro e sólidos no traseiro, auxiliados por ABS, atuam muito bem revelam bom-dimensionamento para o modelo.
[photomosaic]
O câmbio automático de seis velocidades tampouco tem quaisquer pretensões esportivas. A começar pela posição da alavanca, na coluna de direção, solução que melhora o aproveitamento de espaço do habitáculo, mas causa algum estranhamento no manuseio. As trocas prezam mais pela suavidade que pela rapidez. Característica já observada em outros veículos do Grupo PSA equipados com a mesma transmissão é a programação eletrônica que segura muito as marchas, deixando de cambiar em alguns momentos. O escalonamento, porém, é bom, e há paddle-shifts no volante para que o motorista possa comandar o sistema por conta própria. A suspensão, por sua vez, está em sintonia com o espírito familiar do carro, e proporciona grande suavidade ao rodar. Mesmo equipada com rodas de 17 polegadas calçadas com pneus de perfil 55, a minivan filtra bem as imperfeições do solo. Outra vantagem é que essa característica não prejudica a estabilidade: o comportamento em curvas do C4 Picasso é previsível e seguro, mesmo com uma solução simples de engenharia – o conjunto suspensivo é formado por sistema McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira -, o que indica uma calibragem bem-equacionada. Já a direção, com assistência elétrica, é ótima, bastante leve em manobras e firme em alta velocidade.
O Citroën C4 Picasso é vendido em duas versões: Seduction, por R$ 110,9 mil, e Intensive, por R$ 117,9 mil, que se diferem apenas pelo nível de equipamentos, pois a mecânica é a mesma. A segunda, mais luxuosa, foi a avaliada pelo Autos Segredos. De série, ela traz sistema de partida sem chave, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, faróis com acendimento automático, retrovisores com regulagem e rebatimento elétrico, travas e vidros elétricos, central multimídia com tela touch de 7 polegadas, MP3 player, entradas auxiliar e USB, Bluetooth e seis alto-falantes, sensores e câmera de ré, limpadores de para brisa com acionamento automático, assistente de partida em rampas, freio de mão elétrico e para-brisa panorâmico Zenith. Entre os itens destinados à segurança, há seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), controles eletrônicos de estabilidade e tração e os já citados ganchos Isofix para fixação de cadeirinhas em todas as poltronas. O fabricante disponibiliza outros equipamentos à parte, como opcionais, entre os quais revestimento interno em couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e massageador, tampa do porta-malas com abertura elétrica, teto solar panorâmico, faróis bi-xênon e assistente de estacionamento com câmeras em 360 graus. Com todo o conteúdo extra, mais pintura metálica, o preço da configuração top chega a R$ 141.840! A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.
AVALIAÇÃO | Alexandre | Marlos |
Desempenho(acelerações e retomadas) | 8 | 9 |
Consumo(cidade e estrada) | 7 | 8 |
Estabilidade | 8 | 7 |
Freios | 8 | 8 |
Posição de dirigir/ergonomia | 9 | 8 |
Espaço interno | 10 | 10 |
Porta-malas (espaço, acessibilidade e versatilidade) | 10 | 10 |
Acabamento | 9 | 10 |
Itens de segurança(de série e opcionais) | 8 | 9 |
Itens de conveniência(de série e opcionais) | 8 | 8 |
Conjunto mecânico(acerto de motor, câmbio, suspensão e direção) | 8 | 9 |
Relação custo/benefício | 7 | 7 |
FICHA TÉCNICA
» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina, 1.598 cm³ de cilindrada, 165 cv a 6.000 rpm de potência máxima, 24,5 kgfm de torque máximo de 1.400 a 4.000 rpm.
» TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio automático sequencial de seis marchas
» ACELERAÇÃO ATÉ 100 km/h (dado de fábrica)
8,4 segundos.
» VELOCIDADE MÁXIMA (dado de fábrica)
210 km/h.
» DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência elétrica.
» FREIOS
Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS.
» SUSPENSÃO
Dianteira, independente, McPherson, com barra estabilizadora; traseira, semi-independente, eixo de torção, com barra estabilizadora.
» RODAS E PNEUS
Rodas em liga de alumínio de 17 polegadas, pneus 205/55 R17.
» DIMENSÕES
Comprimento, 4,428 metros; largura, 1,826 m; altura, 1,625 m; distância entre-eixos, 2,785 m; peso, 1.405 quilos.
» CAPACIDADES
Tanque de combustível: 57 litros; porta malas: 537 litros a 630 litros.
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos