Mas, ao atingir as rotações necessárias para o funcionamento do turbo, utilitário mostra todo seu potencial. Modelo é o mais barato em relação aos concorrentes diretos
Especial para o Autos Segredos
O Chevrolet Trailblazer foi lançado no final de 2012, já com as novas linhas robustas que estrearam na picape S10. Com interior mais requintado de sete lugares e nível de equipamentos bem superior ao do antigo camburão, a Chevrolet se sentiu no direito de posicionar o utilitário esportivo na categoria de preço do Toyota SW4, considerada referência na categoria. Mas a equiparação não colou e logo o modelo foi reposicionado e ainda ganhou acessórios que antes eram opcionais vendidos nas concessionárias.
E, na prática, é isto mesmo que o Trailblazer entrega, força de sobra em qualquer situação. O senão fica por conta das arrancadas lentas, na faixa de rotações em que o turbo ainda não entrou em ação. Também, ser um campeão de arrancadas nem é a proposta de um utilitário com mais de duas toneladas de peso. O câmbio automático de seis marchas trabalha bem com o motor, com trocas rápidas e precisas que proporcionam a evolução e retomadas muito eficientes. Se quiser uma “tocada” mais dinâmica é possível fazer trocas manuais sequenciais pela alavanca de marcha. Na cidade o consumo foi alto: 6,1 km/l. Na estrada a situação não melhorou muito: 8,8 km/l.
Apesar da suspensão traseira se do tipo multilink, cuja geometria permite ter uma boa relação entre o comportamento dinâmico aliado ao conforto, não foi possível eliminar o efeito “rodeio”, onde os passageiros pulam junto com o veículo sempre que o pavimento apresenta alguma irregularidade. Se no quesito conforto a suspensão deixa a desejar, é fácil constatar que a ênfase foi dada para a estabilidade. E, para garantir a segurança, o modelo vem equipado com controle eletrônico de tração e estabiidade.
QUASE TUDO Em comparalção à Blazer antiga, a Trailblazer ganhou um verdadeiro banho de loja, tendo ficado com interior muito mais sofisticado, com revestimentos em couro, montagem e acabamento caprichados. Vale frisar que todos o conteúdo descrito é de série, já que o Trailblazer é vendido em única versão, a LTZ. O sistema de ar-condicionado é digital e oferece difusores de até para a terceira fileira de bancos. Apesar de ter vidros, travas e retrovisores com ajuste elétrico, a Chevrolet ficou devendo os vidros “um toque”, presente apenas para o motorista. Outra falha foi o ajuste da coluna de direção apenas em altura, fantando a regulagem em profundidade. Já o banco do motorista tem ajuste elétrico, o que falta para o passageiro.
Os sete lugares também são itens de série. O acesso à terceira fileira é satisfatório, assim como a iluminação e climatização. O único problema é que estes assentos são muito baixos, causando desconforto. Para carregar itens maiores, a segunda e a terceira fileira de bancos podem ser rebatidas. Vale lembrar que, como a maioria dos veículos de sete lugares, quando todos os assentos estão sendo utilizados, não sobra muito espaço para levar bagagem.
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AVALIAÇÃO | Pedro | Marlos |
Desempenho (acelerações e retomadas) | 8 | 8 |
Consumo (cidade e estrada) | 6 | 8 |
Estabilidade | 8 | 6 |
Freios | 8 | 7 |
Posição de dirigir/ergonomia | 8 | 8 |
Espaço interno | 8 | 9 |
Porta-malas (espaço, acessibilidade e versatilidade) | 7 | 8 |
Acabamento | 7 | 7 |
Itens de segurança (de série e opcionais) | 9 | 8 |
Itens de conveniência (de série e opcionais) | 8 | 7 |
Conjunto mecânico (acerto de motor, câmbio, suspensão e direção) | 8 | 8 |
Relação custo/benefício | 8 | 8 |
FICHA TÉCNICA
» MOTOR
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 2.776cm³ de cilindrada, turbodiesel, que desenvolve potência máxima de 200cv a 3.600rpm e torque máximo de 50,1kgfm de 2.000rpm
» TRANSMISSÃO
Tração 4×4 com reduzida e câmbio automático de seis marchas
» ACELERAÇÃO ATÉ 100 km/h
12,6 segundos
» VELOCIDADE MÁXIMA (dado de fábrica)
Não informado
» DIREÇÃO
A discos ventilados na frente e na traseira, com ABS nas quatro rodas e EBD
» FREIOS
A discos ventilados na frente e na traseira, com ABS nas quatro rodas e EBD
» SUSPENSÃO
Dianteira, independente, com braços articulados; e traseira Multilink (5-Link)
» RODAS E PNEUS
Rodas em alumínio 7,5 x 18 polegadas, pneus 245/70 R18
» DIMENSÕES
Comprimento, 4,87; largura, 1,90; altura, 1,83; distância entre-eixos, 2,84
» CAPACIDADES
Tanque de combustível, 76 litros; porta malas, não informado; carga útil (passageiros e bagagem), 593 quilos; peso, 2.157 quilos