O balanço das vendas de automóveis em março, realizado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), revelou um fato pra lá de incomum no mercado brasileiro: o tradicional campeão de vendas Gol perdeu o posto para o rival Uno. A diferença entre os dois foi significativa que o modelo da Volkswagen ficou atrás também no resultado acumulado. Nos últimos anos, o Fiat já havia ultrapassado o concorrente em algumas ocasiões, mas apenas no balanço mensal, não no anual. O impulso do compacto manteve a marca de origem italiana como líder de vendas no país.
Ao todo, foram emplacados 284.166 veículos durante o mês. O número é 20,5% maior que o registrado em fevereiro, mas 1,58% menor que o resultado de abril do ano passado. Também há retração quando se considera as vendas acumuladas do primeiro trimestre de 2012, que apresentam queda de 0,6% em relação ao mesmo período de 2011.
Atrás de Uno e Gol, o segmento dos hatches compactos teve novamente o Palio na terceira colocação e a dupla Fox/CrossFox na quarta. Ford Fiesta e Renault Sandero seguem nas respectivas posições seguintes. O Celta, que permaneceu na quinta colocação durante os últimos meses, não passou do sétimo lugar em março. A queda das vendas, contudo, parece não ter ocorrido devido a mudanças no comportamento do consumidor, e sim por uma questão de produção: a fábrica de Gravataí passou por uma paralisação para adequação da linha e o fornecimento do compacto ficou comprometido.
Se, por um lado, o Gol perdeu o posto de mais vendido, por outro o Voyage assumiu a ponta entre os sedãs populares. O Corsa, tradicional líder do segmento, ficou em segundo por uma diferença de 103 unidades. O irmão Cobalt continua obtendo bons resultados e ficou em terceiro. O Siena, cuja nova geração acabou de chegar às lojas, ficou em quarto, seguido pelo Fiesta.
O segmento dos sedãs médios continua sendo liderado, com folga, pelo Toyota Corolla. O Chevrolet Cruze, que havia perdido o segundo lugar para o Honda Civic no mês passado, reagiu e retomou a colocação por uma diferença de apenas 83 veículos. O Jetta permanece em quarto, mas o Nissan Sentra ultrapassou o Renault Fluence e fechou o mês em quinto.
Entre os hatches médios, nada de novo: Hyundai i30 e Ford Focus seguem nas duas primeiras colocações. O Nissan Tiida continua na terceira posição, assumida no mês passado. O Volkswagen Golf permanece em quarto e o Fiat Bravo, em quinto.
Na categoria dos monovolumes, que atualmente tem poucos concorrentes, o Honda Fit segue bem à frente do vice-líder Fiat Idea. A veterana Chevrolet Meriva ficou com a terceira posição, à frente da rival Nissan Livina, quarta colocada.
O segmento das peruas também não apresenta novidades. A Palio Weekend é líder, porque as vendas da SpaceFox são somadas à parte da versão aventureira SpaceCross. Se a Volkswagen computasse a soma das duas de forma conjunta, o modelo assumiria a ponta. A Renault Megáne Grand Tour é novamente a terceira colocada.
Como sempre, o segmento das picapes compactas foi outro que não teve novidade alguma. A liderança é da Fiat Strada, com quase o dobro das vendas da vice Volkswagen Saveiro. A Chevrolet Montana segue logo atrás, na terceira posição.
Entre as caminhonetes grandes, a S10 mostra fôlego após a chegada da nova geração e retoma a ponta. Nas colocações seguintes, uma surpresa: a L200 ultrapassou a Hilux por uma diferença mínima de cinco unidades. Assim, o modelo da Mitsubishi ficou com a segunda colocação durante o mês, empurrando a Toyota para o terceiro posto do ranking.
Entre os SUVs, o Ford EcoSport segue firme no topo do ranking, resistindo ao ataque do rival Renault Duster, que voltou a ser vice. A novidade ficou por conta da terceira posição, com o Fiat Freemont na frente do Hyundai Tucson e do Honda CR-V, na ordem.
1º | FIAT | 66.205 | 23,30% |
2º | VW | 58.482 | 20,58% |
3º | GM | 45.176 | 15,90% |
4º | FORD | 27.955 | 9,84% |
5º | RENAULT | 19.578 | 6,89% |
6º | NISSAN | 11.322 | 3,98% |
7º | HONDA | 9.864 | 3.48% |
8º | TOYOTA | 7.799 | 2,74% |
9º | HYUNDAI | 6.860 | 2,41% |
10º | CITROEN | 5.560 | 1,96% |
11º | PEUGEOT | 5.475 | 1,93% |
12º | MITSUBISHI | 4.477 | 1,56% |
13º | KIA | 4.383 | 1,54% |
14º | JAC | 2.087 | 0,73% |
15º | CHERY | 1.739 | 0,61% |
16º | HAFEI | 1.147 | 0,40% |
17º | MERCEDES-BENZ | 756 | 0,27% |
18º | LAND ROVER | 649 | 0,23% |
19º | BMW | 600 | 0,21% |
20º | SUZUKI | 556 | 0,20% |
Em relação ao mês passado, o ranking de marcas teve como maior novidade a inversão de posições entre duas marcas chinesas. A JAC, que havia sido superada pela conterrânea nos dois primeiros meses de 2012, reagiu e retomou a 14ª posição da conterrânea, embora o resultado não tenha se invertido nas vendas acumuladas. No fim da tabela, a Suzuki volta a aparecer na 20ª colocação. As demais marcas repetiram o desempenho do mês anterior.
Fotos | Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Ford/Divulgação
Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter