Quem acompanha o Autos Segredos há mais tempo deve se lembrar da chegada da Paccar ao Brasil (veja aqui). A empresa pretende abocanhar 10% do mercado de caminhões no Brasil até 2018, por meio de sua subsidiária holandesa DAF. Ontem, 9, a empresa iniciou oficialmente o trabalho de construção de uma fábrica em Ponta Grossa, PR, com a cerimônia de lançamento da pedra fundamental.

Trata-se da primeira planta da multinacional na América Latina. A Paccar já havia formalizado na assinatura de um protocolo de intenções (veja aqui), a fábrica começa a ser erguida em um terreno de aproximadamente dois milhões de metros quadrados, às margens da rodovia PR-151.

Conforme a marca já havia anunciado, serão investidos cerca de US$ 200 milhões na unidade paranaense, que entrará em atividade entre maio e junho de 2013, com capacidade inicial para produzir 10 mil unidades anualmente. Entretanto, durante o primeiro ano, apenas 1 mil caminhões deverão sair das linhas de montagem. A empresa pretende produzir inicialmente três modelos de veículos no Paraná.

Segundo o governo do Paraná, a instalação da Paccar gerará cerca de 500 empregos diretos e milhares de outros postos de trabalho indiretos, uma vez que outras 20 fábricas de autopeças e insumos industriais poderão ser erguidas futuramente. Por outro lado, o estado concedeu diferimento de 90% de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para a empresa durante os próximos oito anos, como benefício pelos investimentos na região.

Alguns caminhões DAF já estão América do Sul e seguem em testes. Se algum leitor tiver a oportunidade de flagrar uma unidade e quiser compartilhar as fotos conosco e os demais internautas, pedimos que envie-as para o e-mail marlos.vidal@gmail.com.

Fonte | Automotive Business
Fotos | AENotícias e DAF/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

 

Tags: , , , , , ,