A Paccar, fabricante norte-americana de veículos pesados, oficializou a construção de uma planta no país. A empresa havia anunciado em junho que começaria a produzir caminhões da subsidiária holandesa DAF no Paraná (veja aqui), mas ainda não havia documentado a decisão. Ontem, contudo, foi assinado um protocolo de intenções, que formaliza a instalação da unidade industrial na cidade de Ponta Grossa. Os investimentos, na casa de US$ 200 milhões, começam a ser aplicados no município ainda em 2011.

A fábrica será erguida em um terreno de aproximadamente 2 milhões de metros quadrados, localizado às margens da rodovia PR-151. A compra das terras ainda não foi oficializada, mas os trâmites finais do negócio deverão ser concluídos nos próximos dias. As instalações terão 30,7 mil metros quadrados de área construída. A capacidade produtiva inicial será de 15 mil veículos ao ano, mas esse número crescerá com o passar do tempo. O índice de nacionalização começará em 60%.

A planta paranaense começará as atividades em 2013, produzindo os caminhões das linhas CF, composta por semipesados de 12 a 27 toneladas de PBT, e XF, extrapesados de 45 a 80 toneladas de PBT. Os dois modelos serão oferecidos nas  configurações 4×2, 6×2 e 6×4. Os motores terão potência de 360 a 510 cv. O fornecedor dos propulsores ainda não foi confirmado, mas a marca empresa cotada é a Cummins, que já têm parceria com a DAF em outros países.

O governo do Paraná concedeu incentivos fiscais à Paccar para a implantação da fábrica no estado. Como contra-partida, a empresa gerará 500 empregos diretos na primeira fase do projeto. Até 2017, outros mil postos de trabalho deverão ser criados.

O fabricante pretende abrir  50 concessionárias já no segundo semestre de 2012. Em um período de dois anos, a rede autorizada deverá saltar para 120 unidades. A Paccar quer que a DAF conquiste 10% de participação no mercado brasileiro de caminhões, até 2020.

Alguns caminhões DAF já estão América do Sul e seguem em testes. Se algum leitor tiver a oportunidade de flagrar algum exemplar e quiser compartilhar as fotos conosco e os demais internautas, pedimos que envie-as para o e-mail marlos.vidal@gmail.com.

Fonte|  Automotive Business

Fotos | Orlando Kissner/Agência Estadual de Notícias do Paraná (AEN) e DAF/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

 

Tags: , , , , , ,