Os tipos de pneus mais conhecidos são: - AT: indicados para quem faz uso do veículo também em terrenos off-road - HT:  indicados para altas velocidades, entregando mais estabilidade e aderência em pisos regulares como o asfalto

Se atente as medidas do pneu. Elas vão indicar a largura, o perfil (altura) e o diâmetro interno. Enquanto a largura é identificada em milímetros, o perfil diz respeito à porcentagem equivalente entre a altura e a largura do pneu. O diâmetro, por sua vez, sempre será representado em polegadas.

Dessa forma podemos saber que um pneu 175/65 R14 tem 175 mm de largura, 65% de perfil e conta, ainda, com um diâmetro de 14 polegadas, que deverá seguir as rodas. É preciso sempre respeitar os limites de diâmetro e largura determinados pelo fabricante do veículo, que são encontrados no manual.

Dentre os principais cuidados com os pneus  podemos citar a calibragem e o rodízio, este último que deve ser feito a cada 5 mil quilômetros rodados (em média).

Se precisar de reparos, que só podem ser feitos na banda de rodagem, opte apenas pelo reparo combinado (Plug), que veda a perfuração interna e externamente. Outros tipos como macarrão e reparo quente/frio não são indicados.

Um pneu deve ser substituído quando os seus sulcos (canais espaçados na borracha) estiverem com medida inferior a 1,6 milímetros. É possível saber quando isso acontece através do TWI, indicador de desgaste na base dos sulcos na banda de rodagem do pneu.

Ao rodar em um veículo após atingir o marcador TWI o pneu pode ser considerado careca e inseguro. A infração de trânsito por dirigir um carro nessas condições é considerada grave, acumula 5 pontos na CNH e tem o valor de R$195,23.