InícioTecnologiaRede de postos Petrobras recebe a nova geração do Etanol Petrobras Grid 

Rede de postos Petrobras recebe a nova geração do Etanol Petrobras Grid 

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Segundo a Vibra, o Etanol Petrobras Grid proporciona mais limpeza, proteção e economia, por contribuir para um menor gasto com a manutenção do motor 

 A Vibra atualiza o combustível Etanol Petrobras Grid que recebeu uma nova tecnologia de aditivação. A nova geração do biocombustível já começa a chegar na rede de postos Petrobras. 

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De acordo com a empresa, o Etanol Grid conta com a tecnologia batizada de Tecno 3, que tem uma nova seleção de aditivos que agregam propriedades não existentes no etanol comum. O biocombustível que foi desenvolvido juntamente com a BASF proporciona limpeza, proteção e economia, por contribuir para um menor gasto com a manutenção do motor. Tecno 3 inclui ainda os mais avançados modificadores de fricção, detergentes e anticorrosivos. 

A nova geração do Etanol Grid recebeu uma mistura de aditivos que foram desenvolvidos exclusivamente para a realidade do produto vendido no Brasil. Os trabalhos de criação foram executados ao de 2021 e testado em laboratórios da Alemanha, foram necessárias muitas horas de trabalho para chegar à fórmula ideal que atendesse não apenas os motores, mas principalmente as especificações técnicas da ANP. 

“Na construção dessa nova geração do Etanol Grid tivemos a preocupação de criar uma solução voltada exclusivamente para o mercado brasileiro. Trabalhamos muito na evolução do produto para adequar à nossa realidade, fizemos mudanças significativas de composição para garantir a entrega da qualidade do combustível dos Postos Petrobras, já amplamente reconhecida”, explica Eduardo Alcazar, engenheiro e analista sênior de marcas e produtos da Vibra.

O fabricante afirma que a nova fórmula reduz a formação de depósitos de resíduos e remove os já existentes, o que foi comprovado por meio de testes de detergência realizados em motores. É normal e esperado que qualquer combustível comum gere depósitos em partes do motor, principalmente as válvulas e a tecnologia de aditivação minimiza esse problema. Em nossos testes demonstramos que a nova geração do Etanol Grid remove até 52% desses depósitos. Esses testes confirmaram o que outros estudos publicados já haviam indicado: o etanol comum, assim como outros combustíveis, também forma depósitos em válvulas de admissão e em injetores. “Isso se deve ao fato de que independentemente do combustível, existe uma névoa de lubrificante circulando até a câmara de combustão que contribui para esses depósitos”, ressalta Alcazar. 

A Vibra também afirma que outra característica da nova geração do Etanol Grid é a alta proteção contra corrosão. Em testes de laboratório, a bicombustível ofereceu 100% de proteção contra ferrugem. Já o etanol comum oferece proteção contra a ferrugem entre 25% e 50% no corpo de prova. Nos testes de desgaste, a nova tecnologia diminui em até 36% o desgaste entre peças metálicas quando comparado com o etanol comum. A redução de atrito também é considerável quando comparado com o etanol comum: 40% menos fricção, demonstrando uma expressiva melhora na lubricidade do etanol. Todos estes fatores geram uma maior economia na manutenção do automóvel e uma maior eficiência em seu desempenho, além de maior rendimento. 

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