Segredos
| em 2 anos ago

Usando Juke como mula, Nissan testa base CMF-B para novo SUV brasileiro

Compartilhar

Marca japonesa anunciou em abril aporte de US$ 250 milhões para a produção de um novo produto na fábrica de Resende (RJ). Novo SUV da Nissan terá plataforma CMF-B e ficará acima do Kicks

A Nissan está empenhada no desenvolvimento de seu novo produto para o Brasil. Os testes já começaram e o novo SUV terá a plataforma CMF-B. Por isso, a engenharia da marca usa o Juke como mula de testes. 

VEJA TAMBÉM:

Para quem não está acostumado com o jargão automotivo, os protótipos chamados de mula são os que já contam com a nova plataforma e componentes do futuro produto, mas que ainda usam carroceria de outro carro. A história, no caso da Nissan, se repete: antes da estreia do Kicks, a engenharia brasileira da montadora usou um Note para testar o SUV compacto. 

O flagra é do seguidor Leandro Otavio, que fotografou o protótipo em Pindamonhangaba em direção ao município de Campos do Jordão (SP).

Foto | Leandro Otavio – Juke é vendido no mercado europeu e por lá conta com sistema híbrido

O novo SUV da Nissan que terá plataforma CMF-B será fruto de um aporte de US$ 250 milhões em investimentos na fábrica de Resende (RJ) anunciado em abril. Ele ficará posicionado acima do Kicks e terá menor volume de produção que o irmão. Atualmente, a fábrica tem capacidade para produzir 150 mil unidades anuais. O Kicks hoje fica com números entre 80 e 100 mil unidades deste total.

A plataforma CMF-B usada pelo Nissan Juke é mais sofisticada do que a que a Renault usará em seu novo SUV compacto. A marca japonesa adota a CMF-B HS (High) e a Renault a CMF-B LS (Low), dos modelos da Dacia.

A base é usada para veículos do segmento “B” e, na linha Nissan, a plataforma CMF-B chegou para substituir a arquitetura “V” usada atualmente pelo Kicks. 

Motor do novo SUV da Nissan

O novo SUV da Nissan deverá contar com o propulsor 1.0 TCe Turbo Flex que a Renault está desenvolvendo para o mercado brasileiro. Ele será ligado ao câmbio automático CVT. 

No entanto, o modelo da marca japonesa deverá ter ainda o sistema híbrido e-Power prometido para o Kicks, mas que ainda não chegou por aqui. 

Foto | Leandro Otavio
Foto | Leandro Otavio
Foto | Nissan/Divulgação
Foto | Nissan/Divulgação
Foto | Nissan/Divulgação
Foto | Nissan/Divulgação
Foto | Nissan/Divulgação

Siga nossas redes sociais para muito mais informações

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.