Ontem, também o site Carsale publicou que a Fiat estuda produzir em Pernambuco um sedã médio em vez do City Car (Projeto 344), o que não é verdade. Na realidade, a planta da Fiat no Nordeste será uma das modernas do país e lá poderão ser fabricados diversos modelos da gama Fiat, como o Autos Segredos
antecipou em junho de 2011 (veja aqui). Realmente, há estudos para a produção de um sedã na nova planta, mas isso seria para 2014 e o Dart é a bola da vez. Se os estudos se confirmarem, de Pernambuco sairão o Dart como logo Dodge e também sua versão Fiat, além do City Car e outros modelos.A Chrysler planeja aumentar sua participação no mercado nacional, e nada melhor que um produto de volume com produção local. Para isso também a marca planeja aumentar sua rede autorizada; este ano serão abertos mais 15 concessionários e os planos são dobrar a rede até 2014. Podemos esperar o que já acontece hoje com a dupla Freemont/Journey, ou seja, um modelo mais manso italiano e um nervoso pelo lado americano.
Pelos lados da Fiat alguns “amigos” dizem que já chegou uma unidade do Dart para testes e que o motor para fazer a estreia do Dart Fiat será o 1.4 16V Multiair turbo. E a chegada de uma unidade foi confirmada pelo blog Motorgerais. Já estava de olho e agora com essa novidade ficarei na cola para conseguir uma imagem e confirmar a veracidade dos fatos.
Na traseira o destaque para o par de lanternas emolduradas por LEDs. O para-choque é corpulento e de sua base projetam-se dois escapes, um em cada extremidade. O Dart é a primeira cria da parceria entre a Fiat e a Chrysler. O modelo usa a plataforma alongada do Alfa Romeo Giulietta. Apesar de ter cara de Dodge, o tempero italiano acrescentou sensualidade e aerodinâmica ao compacto. O espaço interno é bom, afinal de contas é um compacto com de 4,67cm de comprimento e 2,7 de entre-eixos.
São 3 opções de motor, todos de 4 cilindros e 16 válvulas: começando por um 2.0 com 162cv de potência e 20 kgfm de torque, outro 1.4 turbo de 162cv e 25.3kgfm; e um 2.4 com 186cv e 23.6kgfm. A transmissão também pode ser escolhida pelo comprador, que deve optar entre a manual de 6 marchas, a automatizada de dupla embreagem (disponível apenas com o motor 1.4 turbo) ou a automática de 6 velocidades.
Outro aspecto importante sobre o lançamento do Dart é que a Dodge estava fora do mercado dos compactos há 7 anos. De acordo com a marca, os compactos somaram 1,2 milhão de unidades vendidas nos Estados Unidos em 2011, nada menos que 15% do mercado. Enquanto no último ano as vendas no país cresceram 11%, o segmento dos compactos registrou aumento de 16%. Para não fazer feio, eles apostam num produto recheado de itens de Itens conforto, como direção elétrica, volante com aquecimento, sistema de áudio premium, travas da porta e ignição com o uso presencial da chave, ar-condicionado de dupla zona.
No quesito segurança, o Dart traz, não necessariamente de série, 10 airnags, câmera de ré, sensor de estacionamento, monitoramento de ponto cego, controle de tração, rolagem e estabilidade, três pontos para fixar assentos infantis, freios ABS, frenagem de emergência, zonas de deformação programadas, sistema que não deixa o carro voltar ao arrancar numa subida, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e comando de voz para várias funções, mantendo as mão do motorista no volante.
Galeria
Fotos | Dodge/divulgação