Segredos
| em 5 meses ago

Skoda Fabia é usado como mula do novo SUV VW 246

Compartilhar

Protótipos do SUV chamado por enquanto de Projeto VW 246 rodam sempre de madrugada pelas estradas brasileiras

Lá se vão de três a quatro anos que muito se fala no Projeto VW 246 que dará origem a um novo SUV compacto de entrada da marca alemã. No entanto, nos últimos meses, o desenvolvimento do modelo ganhou mais força. A estreia será o no primeiro semestre de 2025. O Autos Segredos apurou que os testes de rodagem já começaram. Nesta primeira rodada, os protótipos usam como mula de testes o Skoda Fabia.

O uso do modelo da Skoda se justifica, já que o Projeto VW 246 também terá sua versão para a marca da República Checa. E assim como VW Nivus aproveita partes do Polo, o novo SUV 246 herdará partes do Skoda Fabia conforme afirma a Quatro Rodas

. Não será surpresa, se o monobloco for o mesmo.

VEJA TAMBÉM:

O certo é que assim como Fiat Pulse e Renault Kardian, o VW 246 terá frente mais alta para ter mais porte.

O uso do Skoda Fabia dá dicas do tamanho do SUV do Projeto VW 246. Geralmente, as mulas seguem as medidas do novo carro. O modelo da Skoda tem 4,10 metros de comprimento, 2,56 m de de distância de entre-eixos, 1,78 m de largura e 1,45 m de altura.

Nomes

Em meado de outubro, uma empresa foi contratada pela Volkswagen para escolha de possíveis nomes do novo SUV. Foram sete opções em votação: Hera, Therion, Tera, Copa, Teon, Copan e Taira.

O novo SUV do Projeto VW 246 será produzido em Taubaté (SP) ao lado do Polo. A fábrica foi toda modernizada para receber os novos produtos que usam a plataforma MQB.

Motores do novo SUV VW 246

De acordo com o Mobiauto, o novo SUV do Projeto VW 246 não terá sistema híbrido em sua estreia. Assim o modelo terá opções com os motores 170 TSI e 200 TSI, sempre ligados ao câmbio automático de seis marchas.

Na calibração menor, o motor 1.0 TSI (170 TSI) rende 116 cv  a 5.000 rpm com etanol e 109 cv de potência a 5.000 rpm com gasolina no tanque. O torque comum aos dois combustíveis é de 16,8 kgfm entre 1.750 rpm e 4.250 rpm. 

Já o motor 1.0 TSI (200 TSI) entrega 128 cv de potência a 5.500 rpm com etanol e 116 cv de potência a 5.500 rpm. Já o torque máximo é de 20,4 kgfm (e/g) de 2.000 a 3.500 rpm.

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira flagra do Volkswagen Nivus 2025 que será reestilizado:

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.