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Renault já testa plataforma CMF-B e motor 1.0 TCe no Brasil

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Protótipo do Renault Clio europeu foi flagrado em testes no Brasil em novembro. Hatch está aqui para testes da plataforma CMF-B e do inédito motor 1.0 TCe

Apesar de ainda não ter anunciado um novo ciclo de investimentos no Brasil, a engenharia da Renault já começa a testar as futuras novidades. No fim de novembro, um Clio europeu foi flagrado em testes rodando no Paraná. O Autos Segredos apurou que o hatch está aqui para testes locais da plataforma CMF-B e também do novo motor 1.0 TCe Turbo que será nacionalizado. O novo aporte para o Brasil será anunciado no segundo semestre de 2022.

O aporte anunciado no começo de 2021 se destinou apenas a atualizações de seus produtos atuais como as reestilizações de Captur, Kwid, Master e também da Oroch, além da chegada do motor 1.3 TCe.

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Como publicamos em setembro de 2021, a Renault cancelou as novas gerações de Sandero e Logan para o mercado brasileiro. Os atuais ficarão em linha até 2024 quando entrará em vigor a exigência de controles de tração e estabilidade de série para todos os carros zero produzidos ou importados.

Para renovar sua linha, a Renault fará um novo ciclo de investimentos mais robustos e que de fato trarão novidades para o mercado brasileiro. Em setembro, nossa reportagem antecipou que o fabricante francês terá dois novos SUVs para o Brasil, um compacto para ocupar o lugar do Stepway e outro de sete lugares para brigar com o Jeep Commander.

E o Renault Clio europeu está aqui justamente para essa empreitada. Sua plataforma CMF-B será usada no novo SUV compacto que o fabricante produzirá no Brasil. A fila de novidades da Renault começará em 2024 com a chegada do novo SUV compacto. O novo modelo será o Fiat Pulse da Renault e a exemplo do concorrente terá motor 1.0 TCe Flex. Outro componente importante que está no cofre do Clio europeu em testes por aqui.

O motor 1.0 TCe será nacionalizado e passará a ser flex. Com o novo investimento, a Renault também produzirá localmente o motor 1.3 TCe Turbo Flex.

A plataforma CMF-B também será usada pelo SUV Bigster de sete lugares.

Renault Bigster
Foto | Dacia/Divulgação

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