Ram 1200 2024: revelamos o visual da irmã da Fiat Toro

1231

Chamada internamente de Projeto 291, inédita picape monobloco da marca do carneiro começará a ser produzida em Pernambuco no fim de março

Antecipada pelo Autos Segredos em março de 2021, a picape Ram 1200 chegará ao mercado como linha 2024. O visual ainda desconhecido é antecipado em projeção exclusiva. A picape será o quinto produto a ser produzido a partir da plataforma Small Wide na fábrica da Stellantis e Goiana (PE). 

A fabricação em série da picape Ram 1200 2024 começará entre o fim de março e começo de abril. O lançamento ocorrerá ainda no primeiro semestre de 2023. A estreia será inicialmente com o motor 2.0 Turbo Diesel com a mesma calibração do Jeep Commander. 

O propulsor tem potência de 170 cv a 3.750 rpm e torque máximo de 38,7 kgfm a 1.750 rpm. O câmbio será o automático de nove marchas e a tração 4×4.

A picape Ram 1200 2024 será construída sobre monobloco como a Fiat Toro, no entanto, suas dimensões serão maiores. O modelo terá entre-eixos ligeiramente maior e comprimento acima dos 5 metros, a largura deve ficar próxima aos 1,85 m do Jeep Commander e sua altura perto dos 1,80 m. 

VEJA TAMBÉM:

A capacidade de carga será de uma tonelada, no entanto a volumétrica será maior ficando próximo às das picapes médias da concorrência. 

A Ram 1200 monobloco tem o mesmo conjunto de suspensão da Fiat Toro, o que muda são molas e amortecedores recalibrados por conta do maior peso e dimensões. 

Já o sistema de freios da picape conhecida internamente pelo codinome de Projeto 291 vira do Jeep Commander. O SUV também cederá parte da arquitetura eletrônica e de segurança. 

O Autos Segredos apurou que a Ram 1200 2024 será o modelo com maior nível tecnológico fabricado no Brasil. 

Como é o visual da Ram 1200 2024?

Desde as primeiras informações que o Autos Segredos publicou sobre a picape Ram monobloco, nossas apurações já apontavam que o modelo teria visual inspirado na irmã 1500. 

Depois de meses de investigação para produzir este “retratado falado” da Ram 1200, o resultado final mostra que a picape realmente segue a identidade visual da 1500.

Na dianteira, a picape tem capo bem mais alto que a Fiat Toro, a tampa do cofre do motor será bem vincada como nos demais modelos da Ram, assim como nas irmãs, o nome da picape ficará nas laterais da peça.

A grade será filetada com o nome Ram no centro, os faróis estreitos com assinatura em LED são contornados pela grade na parte superior e inferior. Dependendo da versão, a grade pode ser cromada ou ter acabamento em preto.

Na parte inferior, o skid plate fica integrado com a entrada de ar inferior que terá elementos em formato de colmeia.

A coluna “A” e o para-brisa são os mesmos do Jeep Commander, no entanto, a junção entre coluna, para-malas e capô tem formato arredondado, como nas demais picapes Ram.

As portas dianteiras têm o mesmo formato das usadas pelo Jeep Commander, mas com novas estampagens seguindo o que já é visto nos demais modelos da Ram. 

A Ram 1200 2024 terá um vinco na altura das maçanetas e outro na parte central das portas. Na parte inferior um aplique contorna as caixas de roda e a parte debaixo das portas. Também dependendo da versão, às molduras seguirão a cor da carroceria ou terão acabamento em preto.

A caçamba terá as laterais bem mais altas em relação a Fiat Toro, justamente para ter maior capacidade volumétrica. 

Na traseira, a Ram 1200 2024 contará com a tampa da caçamba com abertura convencional. As lanternas traseiras terão desenho vertical. Já o para-choque poderá ser cromado ou preto dependendo da versão. 

Por dentro, os bancos da 1200 são os mesmos da Fiat Toro, porém, com padronagens de revestimentos exclusivos.

O painel terá quadro de instrumentos 100% digital e central multimídia horizontal. 

Versões da Ram 1200 2024

O Autos Segredos apurou que a Ram 1200 terá versões para todos os gostos no Brasil. Até a mesma Big Horn voltada para o trabalho será oferecida. Além dela, a picape terá as opções Laramie, Rebel e Long Horn.

Motor 2.0 Turbo Flex GME vem depois

A Ram 1200 2024 com o motor 2.0 Turbo Flex GME com potência acima dos 260 cv fará sua estreia no segundo semestre deste ano. Ele será ligado ao câmbio automático de nove marchas e contará com o sistema de tração 4×4.