Categorias RenaultSegredos
| em 9 anos ago

Protótipos do novo compacto da Renault já estão prontos para testes no Brasil

Compartilhar

No estacionamento de protótipos na fábrica da Renault, no Paraná, um modelo compacto todo camuflado poderia passar despercebido. Mas, nossos atentos amigos avistaram o protótipo do compacto XBA entre unidades de testes de Logan, Sandero, Fluence Nissan March. O modelo foi montado em CKD no Brasil. Seguranças vigiaram as peças do modelo do desembarque até a montagem do protótipo. O misterioso compacto será o substituto do Clio e sua produção poderá ser feita na Argentina, com a fábrica paranaense correndo por fora.


Logo o modelo começará os testes de rodagem no Brasil, em horário noturno para não chamar tanto a atenção. O modelo deverá ser lançado em 2016, já que a prioridade da marca no momento é fazer os últimos acertos para a produção da picape Oroch e começar os trabalhos para a nacionalização do SUV Captur.

A imagem que ilustra a matéria foi produzida por Du Oliveira e dá uma ideia de como poderá ser o visual do compacto. O modelo será construído na plataforma CMF (Common Module Family), que pretende unificar a estrutura de 75% dos modelos da aliança franco-nipônica até 2020, proporcionando economia estimada em 4 bilhões de euros em um prazo de apenas dois anos.

O novo compacto terá um motor Renault de 1.0 12v de três cilindros como publicamos em maio. O motor já é testado no Brasil e futuramente estará disponível em outros produtos da marca. O motor terá uma versão normal e outra com turbo.

Projeção| Du Oliveira/Especial para o Autos Segredos

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.