Em cenário de retração, Fiat mantém liderança e Palio é o automóvel mais vendido também no resultado acumulado
Especial para o Autos Segredos
O ano está quase acabando e não há sinal algum de melhora no mercado automotivo brasileiro. Pelo contrário: com 294.648 veículos emplacados, novembro foi outro mês a terminar com retração, tanto em relação a outubro (-3,98%) quanto em comparação ao mesmo período de 2013 (-2,70%). No volume acumulado, 2014 registra 3,127 milhões de emplacamentos, número nada menos que 8% inferior que o do mesmo período do ano passado. Os números são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Entre os sedãs compactos, o queridinho do momento é realmente o Prisma, que se manteve à frente do Siena, embora o modelo da Fiat seja o líder no volume acumulado. O Voyage segue na terceira posição do segmento. As posições seguintes ficaram com HB20S, Cobalt, Classic, Logan e Etios.
Nada de novo na ponta da categoria de sedãs médios. O Corolla continua reinando absoluto, com vendas quase duas vezes maiores que as do segundo colocado. A novidade ficou por conta justamente da segunda colocação, que foi assumida pelo Cruze. O Civic ficou na terceira posição, colado no modelo da Chevrolet, e ainda à frente dele nas vendas acumuladas. O Jetta é o quarto, pouco a frente do quinto colocado Sentra. O sexto lugar ficou com o Fluence, que ultrapassou o C4 Lounge.
O esvaziado segmento de peruas assiste à disputa solitária entre as veteranas Fiat Weekend e Volkswagen SpaceFox. A station de origem italiana segue à frente da rival tanto na parcial de novembro quanto no volume acumulado.
A Strada já viveu dias mais tranquilos: embora continue sendo a picape compacta mais comercializada do país por vantagem considerável, vê a diferença para a Saveiro diminuir pouco a pouco. Em novembro, 2.792 unidades separaram as duas caminhonetes. Trata-se de uma vantagem ampla, mas vale lembrar que, há cerca de um ano, a utilitária italiana já chegou a vender o dobro da rival alemã. A Montana ficou, como de praxe, com o terceiro degrau do pódio.
O segmento de SUVs teve um novo líder em novembro: o Duster, que ultrapassou o EcoSport por 320 unidades. Vale destacar, todavia, que o Ford se mantém à frente por vantagem confortável no acumulado do ano. Tcson, Pajero, iX35 e Tracker ocuparam as respectivas posições seguintes.
No ranking de marcas, nota-se que a Chevrolet mais uma vez superou a Volkeswagen, ocupando a vice-liderança, enquanto a Hyundai novamente ficou à frente da Renault, no quinto lugar.
1º | FIAT | 54.946 | 19,64% |
2º | GM | 51.130 | 18,27% |
3º | VW | 43.842 | 15,67% |
4º | FORD | 28.161 | 10,06% |
5º | HYUNDAI | 21.248 | 7,59% |
6º | RENAULT | 20.037 | 7,16% |
7º | TOYOTA | 18.468 | 6,60% |
8º | HONDA | 12.461 | 4,45% |
9º | NISSAN | 7.433 | 2,66% |
10º | MITSUBISHI | 4.623 | 1,65% |
11º | CITROEN | 3.648 | 1,30% |
12º | PEUGEOT | 2.655 | 0,95% |
13º | KIA | 1.827 | 0,65% |
14º | MERCEDES-BENZ | 1.605 | 0,57% |
15º | BMW | 1.253 | 0,45% |
16º | AUDI | 1.042 | 0,37% |
17º | CHERY | 853 | 0,30% |
18º | LIFAN | 680 | 0,24% |
19º | LAND ROVER | 637 | 0,23% |
20º | SUZUKI | 539 | 0,19% |
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos e Honda/Divulgação