Em cenário de retração, Fiat mantém liderança e Palio é o automóvel mais vendido também no resultado acumulado
Alexandre Soares
Especial para o Autos Segredos
O ano está quase acabando e não há sinal algum de melhora no mercado automotivo brasileiro. Pelo contrário: com 294.648 veículos emplacados, novembro foi outro mês a terminar com retração, tanto em relação a outubro (-3,98%) quanto em comparação ao mesmo período de 2013 (-2,70%). No volume acumulado, 2014 registra 3,127 milhões de emplacamentos, número nada menos que 8% inferior que o do mesmo período do ano passado. Os números são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Apesar da retração mercadológica, a Fiat tem motivos para comemorar. Além de permanecer na liderança entre as marcas, ainda produz o modelo mais vendido do país, o Palio, que já aparece à frente do rival Gol no acumulado do ano. O hatch da Volkswagen, inclusive, ficou apenas no terceiro lugar do ranking, já que a vice-liderança do mercado permanece com o Onix. Mostrando um desempenho comercial muito bom, o recém-lançado Ka já ocupa a quarta posição em novembro, seguido por HB20, Uno e Sandero. A dupla Fox/CrossFox foi a nona colocada geral e a oitava dentro do segmento de compactos. O top 10 dessa categoria termina com up! e Fiesta, na ordem.
Entre os sedãs compactos, o queridinho do momento é realmente o Prisma, que se manteve à frente do Siena, embora o modelo da Fiat seja o líder no volume acumulado. O Voyage segue na terceira posição do segmento. As posições seguintes ficaram com HB20S, Cobalt, Classic, Logan e Etios.
O Cruze Sport6 surpreendeu na categoria dos hatches médios: o modelo conseguiu superar, por pouco, o Ford Focus e assumir a liderança. No volume acumulado, porém, o Ford mantém vantagem confortável sobre o rival da Chevrolet. O Golf vem na terceira posição. Em quarto, mas com vendas bem inferiores aos três primeiros, ficou o Hyundai i30. O Peugeot 308 é o quinto.
Nada de novo na ponta da categoria de sedãs médios. O Corolla continua reinando absoluto, com vendas quase duas vezes maiores que as do segundo colocado. A novidade ficou por conta justamente da segunda colocação, que foi assumida pelo Cruze. O Civic ficou na terceira posição, colado no modelo da Chevrolet, e ainda à frente dele nas vendas acumuladas. O Jetta é o quarto, pouco a frente do quinto colocado Sentra. O sexto lugar ficou com o Fluence, que ultrapassou o C4 Lounge.
O esvaziado segmento de peruas assiste à disputa solitária entre as veteranas Fiat Weekend e Volkswagen SpaceFox. A station de origem italiana segue à frente da rival tanto na parcial de novembro quanto no volume acumulado.
Outro líder que nada de braçada é o Fit. Em novembro, o Honda continuou bem à frente do Chevrolet Spin, segundo colocado do segmento. No terceiro lugar, mas com vendas bastante inferiores às dos dois primeiros, vem o Fiat Idea.
A Strada já viveu dias mais tranquilos: embora continue sendo a picape compacta mais comercializada do país por vantagem considerável, vê a diferença para a Saveiro diminuir pouco a pouco. Em novembro, 2.792 unidades separaram as duas caminhonetes. Trata-se de uma vantagem ampla, mas vale lembrar que, há cerca de um ano, a utilitária italiana já chegou a vender o dobro da rival alemã. A Montana ficou, como de praxe, com o terceiro degrau do pódio.
Entre as picapes médias aconteceu algo parecido: a S10 segue líder, mas viu a Hilux encostar: em novembro, a diferença entre as duas foi de 295 unidades. A Ranger manteve a terceira colocação, seguida por L200, Amarok e Frontier, na ordem.
O segmento de SUVs teve um novo líder em novembro: o Duster, que ultrapassou o EcoSport por 320 unidades. Vale destacar, todavia, que o Ford se mantém à frente por vantagem confortável no acumulado do ano. Tcson, Pajero, iX35 e Tracker ocuparam as respectivas posições seguintes.
No ranking de marcas, nota-se que a Chevrolet mais uma vez superou a Volkeswagen, ocupando a vice-liderança, enquanto a Hyundai novamente ficou à frente da Renault, no quinto lugar.
1º | FIAT | 54.946 | 19,64% |
2º | GM | 51.130 | 18,27% |
3º | VW | 43.842 |
15,67% |
4º | FORD | 28.161 |
10,06% |
5º | HYUNDAI | 21.248 | 7,59% |
6º | RENAULT |
20.037 |
7,16% |
7º | TOYOTA | 18.468 | 6,60% |
8º | HONDA | 12.461 |
4,45% |
9º | NISSAN | 7.433 | 2,66% |
10º | MITSUBISHI | 4.623 | 1,65% |
11º | CITROEN | 3.648 | 1,30% |
12º | PEUGEOT |
2.655 |
0,95% |
13º | KIA | 1.827 |
0,65% |
14º | MERCEDES-BENZ |
1.605 | 0,57% |
15º | BMW | 1.253 | 0,45% |
16º | AUDI | 1.042 | 0,37% |
17º | CHERY | 853 |
0,30% |
18º | LIFAN | 680 |
0,24% |
19º | LAND ROVER |
637 | 0,23% |
20º | SUZUKI | 539 | 0,19% |
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos e Honda/Divulgação