compacto_renaultNo estacionamento de protótipos na fábrica da Renault, no Paraná, um modelo compacto todo camuflado poderia passar despercebido. Mas, nossos atentos amigos avistaram o protótipo do compacto XBA entre unidades de testes de Logan, Sandero, Fluence Nissan March. O modelo foi montado em CKD no Brasil. Seguranças vigiaram as peças do modelo do desembarque até a montagem do protótipo. O misterioso compacto será o substituto do Clio e sua produção poderá ser feita na Argentina, com a fábrica paranaense correndo por fora.


Logo o modelo começará os testes de rodagem no Brasil, em horário noturno para não chamar tanto a atenção. O modelo deverá ser lançado em 2016, já que a prioridade da marca no momento é fazer os últimos acertos para a produção da picape Oroch e começar os trabalhos para a nacionalização do SUV Captur.

A imagem que ilustra a matéria foi produzida por Du Oliveira e dá uma ideia de como poderá ser o visual do compacto. O modelo será construído na plataforma CMF (Common Module Family), que pretende unificar a estrutura de 75% dos modelos da aliança franco-nipônica até 2020, proporcionando economia estimada em 4 bilhões de euros em um prazo de apenas dois anos.

O novo compacto terá um motor Renault de 1.0 12v de três cilindros como publicamos em maio. O motor já é testado no Brasil e futuramente estará disponível em outros produtos da marca. O motor terá uma versão normal e outra com turbo.

Projeção| Du Oliveira/Especial para o Autos Segredos