Avaliação
| em 3 anos ago

Novo Citroën C3 chegará ao mercado em outubro sob a chancela da Stellantis

Compartilhar

Chamado de CC21, o novo Citroën C3 faz parte do Projeto Smart Car que além do hatch dará origem ao novo Aicross e também um sedã

Projeto de origem indiana, novo Citroën C3 marcará uma nova etapa da marca francesa no Brasil. Nesta nova fase, a marca atuará no segmento de entrada e a irmão Peugeot entre os modelos premium. O novo hatch será fabricado em Porto Real (RJ).

Agora sob a tutela da Stellantis depois da fusão entre a PSA e FCA, o novo Citroën C3 começou a ser desenvolvido bem antes da criação do novo grupo, em 2017, o Autos Segredos já revelava alguns detalhes do Projeto Smart Car. Porém, o destino fez com o modelo nascesse com novos pais, que no caso do C3 pode acabar sendo positivo para ele. Visto que na América Latina, a ex-FCA tem muito mais prestígio que a ex-PSA. E com Stellantis sob o comando, o hatch poderá ser uma surpresa no mercado.

Foto | Lucas Fernando

O novo C3 2022 será construído a partir de uma versão simplificada da plataforma CMP que deu origem ao novo Peugeot 208. A opção de baixo custo da arquitetura é destinada a países emergentes.

Em nova geração, o hatch terá dimensões bem maiores para ficar com o porte do Renault Sandero, um dos seus alvos. Apesar dos adereços aventureiros, o CC21 ainda não é o SUV do Smart Car.

O C3 já chegará ao mercado brasileiro ostentando a nova identidade visual da marca. Ele terá a assinatura luminosa na forma de duas linhas de luz em “Y”. Dependendo da versão, a nova divisão da assinatura luminosa será em Full LED e se integra aos chevrons da grade.

No começo do projeto, os motores 1.2 e 1.2 Turbo eram cotados para equipar o novo C3, mas confirmado até agora só mesmo velho 1.6 que equipa boa parte dos modelos da antiga PSA.

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.