Segredos
| em 2 semanas ago

Projeto J4U dará origem a nova geração do Jeep Compass

Compartilhar

Nova geração do SUV produzido em Pernambuco estreará em 2026 em versões híbridas e elétricas

Como publicamos em setembro de 2022, a Stellantis já trabalha no desenvolvimento da nova geração do Jeep Compass. Internamente, o novo SUV médio é chamado de Projeto J4U. Ele será construído a partir da plataforma  STLA-Média.

O SUV médio será o responsável pela estreia da produção local da plataforma STLA-Média na fábrica da Stellantis em Pernambuco.O Brasil será fornecedor global do novo Jeep Compass, incluindo o mercado dos Estados Unidos. 

O novo Jeep Compass fará sua estreia no Brasil em 2026 e não matará o Compass atual que deverá ganhar um sobrenome para se distanciar da nova geração.

Em relação ao posicionamento de mercado, o novo Jeep Compass que surgirá do Projeto J4U ficará entre a atual geração e o Jeep Commander.

É provável que a atual geração do Jeep Compass seja vendida em versão única de acabamento para suprir o “buraco” a ser deixado com o fim de produção do Renegade nos próximos anos. Afinal, com o lançamento do Avenger, que é um SUV menor que o Renegade, a Jeep ficará sem um representante no segmento de compactos. 

Falando em Avenger, o projeto chamado de 516 nunca foi cancelado e seu desenvolvimento segue em paralelo ao do novo Argo (Projeto 328/F1H/Argo Next Gen). A estreia será entre o fim de 2025 e começo de 2026. 

Mas o assunto deste artigo é a nova geração do Jeep Compass que terá a plataforma STLA-Média usada na nova geração do Peugeot 3008.

A nova geração do Jeep Compass que estreará no Brasil em 2026 será maior que a atual, ficando com medidas próximas às do novo Peugeot 3008. O SUV crescerá em comprimento, ficando com 4,54 metros (13 cm maior), 1,89 m de largura (8 cm maior) e 2,74 m de distância de entre-eixos (11 cm maior). A altura também será maior que os 1,63 m do Compass atual.

Modelos construídos a partir da plataforma STLA-Média terão vão livre em relação ao solo acima de 22 centímetros. 

Motores

A nova geração do Jeep Compass terá sistema híbrido plug-in composto pelo motor 1.3 Turbo Flex e motores elétricos, sendo que um deles é montado diretamente no eixo traseiro para oferecer tração integral. 

Além do híbrido, o novo Compass deverá ser o primeiro Jeep 100% elétrico vendido no Brasil. Ele poderá ter somente um motor dianteiro com tração 4×2 ou um segundo motor elétrico montado no eixo traseiro para ter tração integral. 

De acordo com informações oficiais da Stellantis, a STLA-Média usa arquitetura elétrica de 400 volts, oferecendo a melhor eficiência energética, tempo de recarga e conectividade para um ecossistema de carregamento e serviços que se aprimora a cada jornada. Dependendo da aplicação, o consumo pode ser inferior a 14 kWh por 100 km, o que é o melhor da categoria em eficiência energética. Os proprietários poderão levar sua bateria de 20% a 80% de carga em 27 minutos, uma taxa de 2,4 kWh por minuto.

Foto principal | Jeep/Divulgação

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira nosso primeiro contato com  o Jeep Commander BlackHawk 2025:

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.