O modelo ainda ostenta uma pequena venda nos olhos, mas, nota-se que o parte debaixo do para-choque é praticamente a mesma do Fox e a da nossa projeção chegou perto. O capô, para-choque, faróis são novos, assim como as calotas. A traseira do hatch teve mudanças discretas com novas disposição de luzes das lanternas e tampa traseira redesenhada.
Abaixo os possíveis preços da linha 2013 ½ e de Gol e Voyage. E acreditem se quiser, mas, internamente o modelo é chamado de Gol G6…
Em janeiro de 2011 quando publicamos a projeção do Voyage afirmamos que ele teria a traseira inspirada no novo Jetta. O flagra publicado pela revista Quatro Rodas mostra que nossa projeção chegou bem perto.
As mudanças chegam para que o Gol continue fazendo frente ao novo Fiat Uno e o novo Palio. As alterações deixarão o farol com formato em forma de trapézio iguais aos novos modelos da marca (Fox, New Jetta, Passat e por aí vai…). A versão topo de linha do Gol contará com rodas de aro 16.
A versão Rallye, com câmbio manual e I-Motion, deve chegar um pouco depois, assim como a esperada carroceria de duas portas. Especula-se que essa tática é para que o modelo fique mais tempo nos holofotes da mídia especializada.
BLUEMOTION O Gol com vocação ecológica não será uma versão como no Fox Bluemotion e sim um pacote para o modelo com motor 1.0 com alterações nos amortecedores e calçado com pneus 175/70 R14.
A previsão para o lançamento do Up é para meados de 2014. Para isso, a fábrica de Taubaté (SP), que será ampliada com parte do aporte de 8,7 bi que será gasto no Brasil até 2016. Outra parte do investimento deverá ir para a fábrica de motores de São Carlos (SP), onde uma nova ala foi inaugurada em maio, e de onde saem os motores 1.0, 1.4 e 1.6 EA 111 usados nos carros da fabricante atualmente.
O Up não é grande – a porta traseira da versão quatro portas é tão pequena que não é possível descer o vidro –, mas teria espaço no segmento de subcompactos. Peugeot e Citroën apostam no segmento para o Brasil, bem como a Fiat , eterna concorrente da Volks, que fabricará o chamado Citycar em Pernambuco também a partir de 2014. Nossos amigos apontam que já existem unidades do Up em testes no Brasil, e muito em breve eles começarão a aparecer pelas estradas brasileiras.
O modelo chegará com motor 2.0 TSI de 200 cv de potência e 28,5 mkgf de torque. Ele chegará ao país entre o final de 2012 e o início de 2013, por um preço que dificílmente será inferior a R$ 75 mil. (Com Henrique Rodriguez)
Fotos | Diogo Dias/Especial para o Autos Segredos