Segredos
| em 10 meses ago

Flagra do leitor: SUV Renault (Projeto HJF) chegará para encarar Pulse e Nivus

Compartilhar

Leitores Vinicius Bisetto e José Eduardo flagram protótipo do SUV compacto da Renault em testes no Paraná

A Renault aposta alto em seu novo SUV Compacto para voltar a ter bons volumes de vendas no Brasil como registrou anos atrás. Atualmente, a marca vê Stepway, Logan e Captur atuando como figurantes no mercado. Kwid, Oroch e Duster ainda resistem para tentar ser coadjuvantes. 

A nova fase da marca francesa no Brasil teve seu pontapé inicial com o lançamento dos eletrificados Zoe, Kwid E-Tech e agora se preparando para lançar o Megane E-Tech. 

O novo SUV Compacto chamado por enquanto de Projeto HJF será o primeiro produto fabricado localmente. Sua apresentação deve ocorrer ainda em 2023, mas suas vendas só irão começar no primeiro semestre de 2024.

O Projeto HJF será o primeiro produto a usar a plataforma CMF-B que dará origem a mais modelos, como por exemplo, o novo Duster que poderá ter nome exclusivo para conviver com o atual. Além dele, a nova geração da Oroch a ser produzida na Argentina também contará com a nova arquitetura.

O Novo SUV Compacto chegará para atuar no segmento de entrada onde já atuam Volkswagen Nivus e Fiat Pulse. 

Na prática, o SUV do Projeto HJF é um Dacia Stepway com novas frente e traseira e um interior completamente renovado.

Em relação ao Dacia Stepway, o capô é novo, assim como os faróis e para-choque. O novo SUV Renault terá sistema ótico duplo que está em evidência no meio automotivo.

De lado, sem surpresas, as portas são as mesmas do Stepway e a marca usará o recurso de pintura bi-ton. Um rack de teto contribui para o visual de SUV.

Na traseira, a tampa é nova e tem vinco bem acentuado na parte inferior. As lanternas têm formato de “C” e contam com uma pequena extensão na tampa do porta-malas.

Na parte de segurança, a Renault deverá oferecer seis airbags de série e os demais itens exigidos por lei como freios com assistência ABS, controles de tração e estabilidade, entre outros equipamentos.

O Novo SUV da Renault terá motor 1.0 Turbo de três cilindros com injeção direta de combustível. O propulsor TCe será produzido localmente, assim como o 1.3 TCe. A potência deve ficar na casa dos 130 cv.O câmbio será um automatizado de dupla embreagem conforme já apontado pela Quatro Rodas.

Foto | Vinicius Bisetto – SUV da Renault terá motor 1.0 Turbo Flex TCe e câmbio automatizado de dupla embreagem
Foto | INPI/Reprodução
Foto | INPI/Reprodução
Foto | INPI/Reprodução
Foto | INPI/Reprodução
Foto | INPI/Reprodução
Foto | INPI/Reprodução
Foto | INPI/Reprodução – SUV será lançado no Brasil no primeiro semestre de 2024
Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.