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Nova geração do Renault Duster chegará ao Brasil em 2025

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Novo Renault Duster 2025 será o segundo produto a ser fabricado em São José dos Pinhais (PR) a partir da plataforma CMF-B

Além do SUV HJF que a Renault lançará no Brasil em 2024, a marca francesa prepara para 2025 a nova geração do Duster que será baseada no conceito Dacia Bigster. Em setembro de 2021, o Autos Segredos já apontava este caminho. Protótipos do SUV já rodam em testes na Europa onde ele fará sua estreia já em 2024.

O Novo Renault Duster com traços do Bigster será o segundo modelo da marca a usar a plataforma CMF-B no Brasil.

Os flagras recentes da mídia estrangeira indicam que a versão comercial do novo Duster seguirá o visual das patentes reveladas pelo site espanhol Autofácil. Os registros e os flagras também indicam que a versão comercial terá cinco lugares e não os cinco do conceito. 

O novo Renault Duster será bem fiel ao conceito Bigster recebendo os para-lamas bem destacados e as molduras plásticas na parte inferior que se estendem por toda a lateral.

De lado, o novo Duster 2025 seguirá a linha de cintura do Bigster, a mudança fica por conta do vidro espia menor na coluna “C”.

Na porção dianteira, grade e luzes formam um só conjunto, como se fossem uma barra. Os faróis, vale frisar, são em LED. Já o para-choque tem skid plate integrado com uma enorme entrada de ar na parte inferior.

Já na traseira, o novo Duster 2025 o será bem fiel ao conceito Bigster mantendo suas lanternas que parecem um “Y” deitado. Já a tampa do compartimento de carga tem um enorme vinco onde deverá ser alojada a placa de identificação. Por fim, o para-choque tem um enorme skid plate integrado.

Motores

A nova geração do Renault Duster terá o motor 1.3 TCe nacionalizado. Nossos amigos do Mobiauto também apontam para um conjunto híbrido composto pelo motor 1.6 SCe e um elétrico.

Em números atuais, o motor 1.3 TCe rende potência de 162 cv a 5.550 rpm com gasolina e 170 cv com etanol também a 5.500 rpm. Já o torque não importando qual combustível é de 27,5 kgfm a 1.600 rpm. Atualmente, o motor turbo é ligado ao câmbio CVT, no entanto, o SUV HJF passará a ser um automatizado de dupla embreagem, então não será surpresa se o motor 1.3 Turbo também adote um câmbio automatizado. 

O motor 1.6 SCe passaria a ser de ciclo Atkinson para melhorar a eficiência energética. Segundo o Mobiauto, a potência combinada com o motor elétrico pode chegar aos 150 cv com etanol.

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