No post de ontem relatamos nosso empenho em trazer novidades relacionadas ao novo compacto da Fiat. Agora, nosso colaborador Alexandre Soares flagrou protótipos do compacto circulando zebrado. Esse tipo de camuflagem é o penúltimo estágio antes do lançamento. A Fiat programa para o primeiro semestre a chegada do modelo, pouco depois do lançamento da picape Toro.
#JuntosPeloMatheus – O Autos Segredos convida seus amigos e fiéis leitores a ajudar o Matheus – https://www.facebook.com/juntospelomatheus/timeline
O X1H terá medidas próximas as do finado Mille, tirando o comprimento, as outras medidas serão bem próximas às do antigo compacto como nossa reportagem antecipou em outubro. O entre-eixos curto deixa pouco espaço para as pernas, por isso o X1H será mais altinho para tentar dar mais conforto aos ocupantes.
Em um primeiro momento, o X1H chegará somente nas versões “civis”, e para manter a novidade em evidência ao longo de 2016, a marca prepara para o Salão do Automóvel de São Paulo a versão aventureira Way.
Com a chegada do X1H, até mesmo o veterano Palio Fire irá conviver com a novidade por pelo menos um ano. O modelo matará somente o Uno Vivace. Em 2016, a Fiat contará com cinco hatches compactos (Palio Fire, X1H, Uno, Novo Palio e Punto).
No visual, o parentesco com o Uno fica restrito ao teto, para-brisa e formato da porta dianteira, que contará somente com nova estampagem. De resto, a Fiat conseguiu dar outra cara ao compacto. A frente é alta e o capô conta com dois vincos que fazem jogo com a grade superior, que retorna em um projeto Fiat. A grade pintada em black piano conta com duas barras e lembra a do SUV Freemont. O hatch terá a frente alta como a do Uno, mas os faróis serão estreitos e invadirão as laterais. O capô, com vincos, morrerá na grade, que definirá o novo estilo visual da marca.
Na traseira, o X1H terá lanterna em formato redondo e acima dela uma peça plástica em black piano fará conjunto com a tampa traseira, que será toda de vidro. A tampa do porta-malas será bem curta. O para-choque traseiro abrigará a placa de identificação e será bem alto. Aliás, o aproveitamento do porta-malas será verticalizado, como no Idea.
Nas laterais, os para-lamas são abaulados e contam com dois vincos que se estendem da traseira até a dianteira. O superior está na altura das maçanetas e o inferior começa mais alto na porta traseira e fica mais fino até morrer na caixa de ar da porta dianteira.
MOTOR
A ideia inicial da Fiat era lançar o X1H com o novo motor 1.0 GSE, porém, o 1.0 de três cilindros e seis válvulas chegará somente em 2017. O compacto será equipado com um motor 1.0 Fire EVO renovado, com melhorias para ficar um pouco mais potente e mais econômico. O câmbio será o manual de cinco velocidades.
[photomosaic]
Fotos | Alexandre Soares
Projeções | João Kleber Amaral (Carro) e Du Oliveira (painel)