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| em 3 anos ago

Exclusivo: Stellantis produzirá sistemas híbridos e elétricos no Brasil

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Autos Segredos antecipa com exclusividade que a Stellantis produzirá em Betim (MG) motores híbridos e elétricos. Novidades já fazem parte das ações da fusão entre FCA e PSA

A Stellantis dará um grande passo rumo ao futuro indicando novos caminhos para a eletrificação no Brasil e na América Latina. O Autos Segredos apurou com exclusividade que o grupo produzirá em Betim (MG) motores Firefly com tecnologia híbrida e também propulsores 100% elétricos.

O passo inicial será dado com o incremento da tecnologia híbrida nos motores Firefly, o que deve ocorrer entre 2024 e 2025. Na Europa, Compass e Renegade já são equipados com os conjuntos híbridos. Por lá, a tecnologia é batizada de 4xe. Por aqui, ela deverá estrear nos próximos cinco anos no mercado brasileiro com a produção na unidade mineira.

Em mercados europeus, os SUVs da Jeep têm motor 1.3 Firefly turbo a gasolina com potência de 130 a 180 cv, que trabalha em conjunto com um motor elétrico posicionado entre as rodas traseiras. Este rende 60 cv. Na prática, o motor a gasolina fornece força para as rodas dianteiras e o elétrico às traseiras, disponibilizando uma tração integral.

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Compass e Renegade 4xe podem rodar até 50 quilômetros no modelo elétrico e o recarregamento da bateria pode ser feito por tomada externa ou com o reaproveitamento da energia cinética de frenagens e desacelerações.

No Brasil, os modelos da Jeep devem continuar com esse casamento do motor a combustão na dianteira e o elétrico na traseira. Mas como o conjunto Firefly híbrido deverá ser usado pelos modelos das marcas Citroën, Fiat

, Jeep e Peugeot, a Stellantis deverá contar com nova formação do motores.

Motores da Stellantis: 100% elétricos até o fim da década

O segundo ciclo será a produção de motores 100% elétricos em Betim. No caso, a estreia deverá no final década. Porém, isso não quer dizer que os motores a combustão serão deixados de lado imediatamente aqui no Brasil. Na Europa, o presidente da Fiat confirmou que a partir de 2030 seus modelos não serão mais a combustão.

Como parte da fusão, já há estudos para que a fábrica de motores da PSA em Porto Real (RJ) seja desativada e a produção de motores do grupo Stellantis fique concentrada na fábrica da Fiat em Betim (MG).

Com a fusão dos dois grupos, Betim pode se tornar polo de fabricação da atual gama de motores elétricos do lado franco-alemão do casamento. Hoje, marcas como Opel, Citroën e Peugeot já contam com modelos elétricos.

A Peugeot, inclusive, ainda não bateu o martelo sobre a comercialização do 208 e-GT, que foi apresentado junto com a atual geração do compacto. Por outro lado, a fatia ítalo-americana da Stellantis já conta com um motor elétrico, que foi revelado na atual geração do 500. Aliás, o subcompacto será o primeiro Fiat 100% elétrico vendido no mercado brasileiro, com estreia prevista para o fim do primeiro semestre.

Qual opção será feita em Betim ainda é algo que não dá para precisar. Mas fato é que a Stellantis conta com opções em sua prateleira e Betim conta com uma das linhas de motores mais modernas do grupo.

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.