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| em 2 anos ago

[Exclusivo] Motor 1.6 EC5 (P-L7) de Peugeot e Citroën fica mais potente  

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Com gasolina motor 1.6 EC5 perdeu dois cv e manteve o torque. Já com etanol, potência passou de 118 cv para 120 cv, torque também teve leve ganho ficando em 15,6 kgfm

O Autos Segredos apurou que a Stellantis atualizou os motores 1.6 EC5 e 1.6 THP para atender as novas normas de emissões do programa Proconve L-7. O motor aspirado usado nos Peugeot 208 e 2008 e também no Citroën C4 Cactus ficou mais potente com etanol. O turbo que equipa o 2008 e o C4 Cactus teve ganho com gasolina.

As novidades fazem parte da linha 2022/2022 para os modelos de ambas as marcas.

Motor 1.6 ECA P-L7

O motor 1.6 16V ECA para atender o P-L7 agora rende 113 cv ante aos 115 cv anteriores, a potência máxima agora também chega aos 6.000 rpm ante aos 5.750 rpm da linha anterior. O torque de 15,4 kgfm foi mantido, mas agora ele está disponível aos 4.250 rpm ante aos 4.000 rpm anteriores.

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Já com etanol a potência passou de 118 cv para 120 cv mas ela agora está disponível em 6.000 rpm ante aos 5.750 rpm anteriores. O torque subiu um pouco passando de 15,4 kgfm para 15,6 kgfm, mas agora ele está disponível mais cedo chegando aos 4.500 rpm ante aos 4.750 rpm anteriores.

O motor 1.6 16V atualizado seguirá no 2008 e se manterá em oferta no 208 que terá ainda os novos motores 1.0 e 1.3 Firefly. Na linha Citroën ele continuará a ser usado pelo C4 Cactus e também no novo C3 2023 que será lançado nos próximos meses.

O motor 1.6 EC5 continuará a ser ligado ao câmbio manual de cinco velocidades ou automático de seis.

Motor 1.6 THP P-L7

O motor 1.6 THP que equipa as versões topo de linha dos Peugeot 2008 e Citroën C4 Cactus também foi atualizado para atender o ao P-L7. A potência com gasolina passou de 165 cv para 166 cv sempre a 6.000 rpm. O torque de 24,4 kgfm se manteve disponível aos 1.400 rpm. Já com etanol, a potência de 173 cv a 6.000 rpm se manteve e o torque de 24,4 kgfm a 1.400 rpm também ficou igual.

O câmbio será o mesmo automático de seis marchas da linha atual.

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Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.