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Fiat Fastback une o melhor dos dois mundos

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Carroceria coupé dá ao Fiat Fastback um excelente capacidade do porta-malas e ainda deixa o SUV com um belo visual

Todo mundo quer comprar um SUV. E há boas razões para isso. Afinal, os utilitários-esportivos se tornaram as opções mais práticas em termos de automóveis. Eles agregam bom espaço interno, maior altura livre do solo, muito conteúdo, e claro, status.

Mas tem um elemento que falta à maioria dos SUVs: o charme. E foi justamente neste ponto que a Fiat abusou de toda tradição do design italiano para criar o Fastback.

O consumidor curte o estilo robusto do SUV, a frente elevada, as caixas de rodas largas e todos elementos que fazem desse tipo de automóvel um carro mais imponente na selva de asfalto. Mas é preciso reconhecer que a grande maioria dos utilitários são iguais. 

Um “caixote” com apenas dois volumes.  E é nesse ponto que o Fastback se destaca na multidão. O estilo cupê desse utilitário italiano é arrebatador. O desenho da coluna C, que se mescla ao aerofólio integrado à carroceria, é o principal ponto focal desse carro.

É um detalhe curioso, pois geralmente os designers se preocupam tanto com a seção frontal do automóvel, com o conjunto ótico, assim como linha de cintura lateral, que acabam se esquecendo da traseira. No Fastback, a criatividade é de ponta a ponta.

Ou seja, o Fastback é todo bonito. A composição dos faróis elevados, na linha do capô (como é tradicional num SUV), o desenho da grade do radiador, os nichos laterais esguios e a base do para-choque com os faróis auxiliares fazem desse carro inconfundível em qualquer retrovisor.

Na lateral, o destaque fica para a linha de cintura elevada que se funde com o a cadência da traseira. E lá atrás, as lanternas afiladas completam o estilo único do Fastback.

Made in Minas Gerais

E se quisermos ser “bairristas”, é bom ressaltar que o Fastback foi totalmente desenvolvido no complexo industrial da Stellantis em Betim (MG). Na fábrica, que é uma das maiores de todo o grupo, com capacidade para 800 mil carros anuais, há toda a estrutura para desenvolver um automóvel por completo.

Quem já visitou o complexo, às margens da rodovia Fernão Dias (BR-381) sabe que lá também funcionam o Design Center, responsável por esculpir as linhas do Fastback, assim como incontáveis laboratórios de computação, ensaios técnicos, testes de resistência e até mesmo um laboratório de testes de impactos. Ou seja, o Fastback foi pensado, desenhado, construído e literalmente destruído dentro das dependências do complexo de Betim, antes de chegar às ruas. 

O Fastback

O Fastback acaba de estrear no mercado brasileiro com atributos que já fazem dele um campeão. A marca italiana agregou tudo que o consumidor busca num automóvel. 

A trajetória do SUV cupê teve início em 2018, quando o primeiro conceito foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo. O carro foi revelado logo no início da manhã e ofuscou a mostra paulistana.

E foi a partir daquele conceito arrojado e ousado, que a Fiat traçou o caminho do projeto Fastback. Construído sobre a plataforma modular CMA, os engenheiros da Fiat tiveram muita tranquilidade para transpor os esboços dos designers para o departamento de computação.

Isso porque geralmente, nem sempre o que se desenha é possível se tornar real. Limites de medidas, os chamados “hard points”, que não podem ser alterados. Mas como o Fastback foi desenvolvido sobre uma base modular, o time de engenharia pode fazer todos os ajustes necessários para o carro ser o mais fiel possível ao projeto.

Acabamento

Mas esse SUV cupê não é só design, o Fastback foi projetado para ser o automóvel de passeio mais sofisticado da Fiat. Se por fora ele é lindo, por dentro é impecável. 

O Fastback conta com acabamento refinado, que combina diferentes materiais e cria um ambiente moderno e esportivo. Detalhes como a grande tela multimídia flutuante, assim como o console central elevado (como num carro esporte) com acabamento Black Piano, provocam grande impacto visual.

O Fastback pode receber bancos revestidos em couro, que tornam seu interior ainda mais refinado. O espaço interno é um dos destaques de SUV cupê, oferece muito conforto para os ocupantes, tanto da primeira quanto da segunda fileira. 

Quem viaja na frente tem acomodação impecável. No posto de comando, o motorista tem uma grande variedade de ajustes para se posicionar da forma ideal para condução. Além disso, todos os comandos estão próximos das mãos.

Um detalhe interessante é que o Fastback agrega em sua grande tela do multimídia praticamente todas as funções de instrumentação. No entanto, a Fiat tomou o cuidado de manter botões analógicos para controle de volume e refrigeração. 

E há uma explicação lógica para isso, pois muitas vezes, durante a condução o motorista quer apenas ajustar a temperatura do ar-condicionado ou reduzir o volume do rádio e se desconcentra ao tentar buscar os comandos na tela do multimídia. No italiano, volume e temperatura estão sempre à mão, sem que o motorista tire os olhos da estrada. 

Dimensões

O Fastback é um SUV de dimensões generosas. São 4,43 m de comprimento, que fazem dele praticamente um SUV médio. Os 2,53 m de entre-eixos garantem espaço de sobra para quem está a bordo, assim como a altura de 1,54 m garante espaço para os ocupantes de estatura elevada e os 1,78 m de largura dão boa folga para acomodar sem ficar espremido.

Mas um dos destaques desse SUV italiano está no porta-malas. O Fastback comporta nada menos que 516 litros de volume no bagageiro. É o maior compartimento do segmento.

Versões e conteúdo

Para lançar o Fastback, a Fiat criou uma linha com apenas três unidades: Audace Turbo 200 (R$ 131.490), Impetus Turbo 200 (R$ 142.490) e Limited Edition Turbo 270 (R$ 154.990). Ela posicionou os preços na “faixa quente” do segmento B SUV. 

Ou seja, o Fastback oferece valores competitivos em todas as versões e a cesta de conteúdos faz dele completíssimo desde de opção de acesso. Para se ter uma ideia a versão Audace conta com direção elétrica, ar-condicionado digital, multimídia Uconnect de 8,4 polegadas (com Android Auto, Apple CarPlay e câmera de ré), carregamento de celular por indução, freio de estacionamento eletrônico, função Auto Hold, sensor de ré, airbags frontais e laterais, rodas de 17 polegadas e faróis de neblina.

A Audace também vem equipada com assistentes de condução (ADAS), com frenagem emergencial autônoma, alerta de colisão, monitor de permanência em faixa e farol alto com ajuste automático de facho.

A versão Impetus adiciona central multimídia de 10,1 polegadas, quadro de instrumentos digital, bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento dianteiro e rodas de 18 polegadas. E por fim, a versão Limited Edition Turbo 270 inclui o potente motor GSE 1.3 Turbo.

Motores

E já que tocamos no assunto motor, o Fastback é equipado com dois motores: GSE 1.0 Turbo e GSE 1.3 Turbo. As versões Audace e Impetus utilizam o bloco de 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Esse motor, que estreou no Pulse, é conectado a uma transmissão automática do tipo CVT, com sete marchas emuladas.

Já a versão Limited Edition, conta com o bloco 1.3 de 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Essa unidade fez sua estreia na Fiat Toro e é combinada com uma caixa automática de seis marchas. 

O motor 1.0 permite que o Fastback acelere de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos. Já o motor 1.3 reduz esse tempo para 7,0 segundos, que faz dele um carro esporte nato. 

E se o motorista quiser extrair todo vigor dos motores, basta pressionar uma tecla vermelha no aro direito do volante. Essa tecla ativa o modo esportivo, que altera o regime do motor e da transmissão, deixando o Fastback ainda mais nervoso.

Nas duas versões, o Fastback oferece muita potência e torque em baixos giros. Ou seja, ele tem sempre muito fôlego sem precisar elevar a rotação. Na prática e se reverte em baixo consumo.

Segundo o programa de etiquetagem do Inmetro, os números de consumo são:

Audace Turbo 200 e Impetus Turbo 200

  • Urbano: 8,1 km/l (A) e 11,3 km/l (G)
  • Rodoviário: 9,7 km/l (A) e 13,9 km/l (G)

Limited Edition T270

  • Urbano: 7,9 km/l (A) e 11,3 km/l (G)
  • Rodoviário: 9,7 km/l (A) e 13,6 km/l (G)

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