InícioMercadoVolvo Cars firma parceria para ter fábrica exclusiva para produção de baterias

Volvo Cars firma parceria para ter fábrica exclusiva para produção de baterias

- publicidade -
- publicidade -

Marca se aliou à gigante sueca Northvolt para construir centro de pesquisa e desenvolvimento que deverá começar a operar a partir de 2022

A Volvo, que pertence à chinesa Geely, dá mais um passo rumo ao objetivo de fabricar apenas carros elétricos já a partir de 2030. A marca se aliou à gigante Northvolt para construir centro de pesquisa, desenvolvimento e produção de baterias. Estas serão, segundo a empresa, “mais sustentáveis” e “feitas sob medida” para os veículos tanto da Volvo quanto da Polestar.

A joint venture 50/50 entre Volvo Cars e Northvolt garante que a fabrica de baterias começará a operar em 2022. Também fica estabelecida nova gigafábrica na Europa, com capacidade de até 50 gigawatts/hora (gWh) por ano. Esta tem início das atividades previsto para 2026.

“Ao trabalhar com a Northvolt, garantiremos um fornecimento de células de bateria de alta qualidade e mais sustentáveis ​​para nossos carros elétricos puros”, disse Håkan Samuelsson, CEO do Grupo Volvo Car. “Trabalhar em estreita colaboração com a Northvolt também nos permitirá fortalecer nossas capacidades de desenvolvimento interno”, completou o executivo.

volvo fábrica elétricos posto
Foto | Volvo/Divulgação

Nova fábrica da Volvo

A nova gigafábrica da Volvo deve empregar 3 mil pessoas. Ela ainda não tem localização definida. O primeiro carro com células de bateria desenvolvidas por Volvo e Northvolt a ser produzido por lá será o sucessor do XC60. A tendência é que de lá também seja feito o projeto Polestar 0, que “visa criar um veículo verdadeiramente neutro para o clima até 2030”.

“A Volvo Cars e a Polestar são líderes da indústria na transição para a eletrificação e parceiros perfeitos na jornada à frente, pois pretendemos desenvolver e produzir as células de bateria mais sustentáveis ​​do mundo”, disse Peter Carlsson, cofundador e CEO da Northvolt. “Estamos orgulhosos de nos tornarmos seu parceiro exclusivo de produção de células de bateria na Europa.”

A Volvo Cars revelará mais detalhes sobre seu futuro roteiro de tecnologia no Volvo Cars Tech Moment, que será realizado em 30 de junho. No Brasil, vale lembrar que a marca já oferece apenas veículos híbridos ou elétricos. Só em São Paulo a empresa já tem mais de 150 postos de carregamento de carros eletrificados.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -