De modo a garantir a competitividade dos veículos automotores nacionais frente aos importados, o governo voltará a reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para fabricantes de veículos automotores (carros, caminhões, ônibus e tratores) até julho de 2016.

A portaria foi publicada ontem no Diário Oficial da União e faz parte do Plano Brasil Maior, anunciado pela presidente Dilma Roussef na última terça-feira. Ao contrário do benefício oferecido entre 2009 e 2010, desta vez o governo exigirá que os veículos tenham componentes nacionais e as empresas ainda terão de provar seus investimentos no País, em inovação tecnológica e ter produção local.

No entanto, ainda não está acertado o percentual de redução do imposto, nem os critérios que devem ser cumpridos pelos fabricantes, o que será definido por meio um decreto que deverá sair nas próximas semanas. Carros importados por fabricantes estrangeiros, que atuam no Brasil e cumprem os critérios estabelecidos, também terão redução de imposto.

Fonte | Carro Online

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter