Motor 2.0 turbodiesel da Hilux GR-S recebeu 20 cv extras totalizando 224 cv de potência. Já o Corolla Cross GR-Sport mantém o motor 2.0 Flex sem alterações
A Toyota GAZOO Racing amplia a oferta de produtos no mercado brasileiro com mais duas novidades. Produzida em Zárate, a Hilux GR-S tem potência extra e preço sugerido de R$ 348.790 e o Corolla Cross GR-Sport chega sem atualizações mecânicas com preços entre R$ 188.490 e R$ 189.990.
A Toyota Hilux GR-S é equipada com o motor 2,8L com turbocompressor de geometria variável (TGV) e intercooler (1GD). Atualizado, o motor passa a render potência de 224 cv e torque máximo de 55 kgfm a 2.800 rpm de torque máximo.
O propulsor é ligado ao câmbio automático de seis marchas com acionamento sequencial e borboletas atrás do volante. A mecânica é combinada com o sistema de tração 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, com acionamento eletrônico, desconexão automática do diferencial e controle ativo de tração. Este conjunto oferece aceleração rápida, com reações mais ágeis, conferindo ao veículo um caráter esportivo acentuado que resulta em uma condução emocionante.
Na frente, a picape tem grade exclusiva em preto e o emblema GR ao lado da logo Toyota. Já o capô é pintado em preto. Completam o visual dianteiro, faróis de máscara negra e abrigo dos faróis de neblina em preto.
De lado, a Hilux GR-S ganhou molduras dos pára-lamas com o emblema GR em destaque. Estribos laterais e adesivos alusivos à versão estão estampados na parte inferior das portas. Já as rodas de liga leve de 17” são diamantadas e calçadas com pneus 265/60 R17” All-Terrain.
No interior, a nova Hilux GR-S tem bancos dianteiros que mesclam material sintético e Suede perfurado, com costura vermelha. Os forros e colunas são em preto e há ainda elementos distintivos da marca GAZOO Racing, como o botão de ignição, a chave, a placa de identificação com o número da unidade, o apoio de cabeça dos bancos, pedaleira de alumínio e tapetes exclusivos para este modelo.
Entre os equipamentos da Hilux GR-S estão faróis Bi-LED com “Follow me home” e ajuste automático de altura, lanternas traseiras em LED e luzes diurnas em LED (DRL), navegador incorporado ao sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8″ e oito alto-falantes e subwoofer, Smart Entry System que permite destravar as portas simplesmente pressionando o botão na maçaneta de abertura da porta, mantendo a chave inteligente no bolso, facilitando também a operação de partida do veículo com o sistema Push Start Button.
A nova Hilux GR-S é equipada com câmera de ré, monitor com sistema de visão 360° e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
A lista ainda inclui:
Já o pacote de segurança oferece:
A Hilux GR-S é oferecida nas cores Preto Attitude, Vermelho Volcano e Branco Pérola. Essas duas últimas opções apresentam uma alternativa em dois tons (dual tone) com teto, capô e retrovisores na cor Preto Attitude.
Se a Hilux GR-S ganhou alguns cavalinhos extras, o Corolla Cross GR-Sport não passa de mais um “esportivado” no mercado brasileiro.
A Toyota diz que que o SUV recebeu mudanças exclusivas no projeto da suspensão, com adição de braço estrutural ligado ao chassi para conceder maior rigidez ao veículo, deixou o Corolla Cross GR-Sport com baixo grau de rolagem e maior solidez, aumentando a precisão da direção e a estabilidade. Como consequência, as respostas são mais lineares e progressivas em relação ao giro do volante, concedendo experiência dinâmica de condução. O Software do EPS (Electronic Power Steering) foi ajustado de forma a melhorar a assistência à dirigibilidade trazendo mais sensação de movimento e domínio do veículo em resposta às manobras.
Já na motorização, o Corolla Cross GR-Sport mantém o motor Dynamic Force 2.0L Dual VVT-iE1 16V Flex, que, abastecido com etanol, rende 177 cv a 6.600 rpm, e torque máximo de 21,4 kgfm a 4.400 rpm. O Corolla Cross conta com o câmbio Direct Shift CVT que simula dez marchas virtuais.
Já na parte visual, o Corolla Cross GR-Sport recebeu para-choques dianteiro e traseiro de estilo exclusivo da linha GR, além das rodas de liga leve de 18” com novo desenho de contorno preto.
Por fora, o SUV recebeu um spoiler traseiro característico, pintura exterior bicolor em branco-pérola e teto, colunas e retrovisores em preto metálico. Nas portas, detalhe para as listras adesivadas em cores brancas, pretas ou vermelhas – opção de acordo com a cor do veículo. A soma destes elementos ilustra a grife GAZOO Racing. O Corolla Cross GR-Sport é identificado, ainda, pelos emblemas GR na tampa do porta-malas e na lateral.
No acabamento interno, o SUV “esportivado” tem bancos revestidos em material sintético e UltraSuede detalhados com costuras em vermelho e emblema “GR” estampado no apoio de cabeça. Os detalhes estéticos de revestimento foram incorporados ao volante (em couro e costura vermelha).
Na lista de equipamentos de conveniência, o modelo inclui ar-condicionado digital de duas zonas, com sistema S-Flow.
O Corolla Cross GR-Sport também oferece infoentretenimento a bordo, por meio do sistema de áudio central multimídia, com tela de resolução HD e sensível ao toque de 9” polegadas, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e conexão para smartphones e tablets por meio do espelhamento Android Auto ou Apple CarPlay. Já o computador de bordo tem tela TFT de 7” polegadas.
Em relação a segurança, o SUV conta com o sistema Toyota Safety Sense (TSS): sistema de pré-colisão frontal (PCS), com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de desvio de faixa (LDA) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC), além do sistema de alerta de ponto cego (BSM) e sistema de assistência de permanência de faixa (LTA), com função de alerta de mudança de faixa (LDA).
A lista de segurança ainda conta com sete airbags: dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho, para o motorista. Também estão incluídos Controle de Estabilidade (VSC), Controle de Tração (TRC), Controle Ativo de Tração (A-TRC), Assistente de Partida em Rampa (HAC), freios ABS com Freio Eletrônico – Distribuição de Força (EBD), Assistência à Frenagem de Emergência (BAS), Luzes de Freio de Emergência (EBS) e dois pontos de ancoragem ISOFIX, com dois pontos de amarração superior. Assim como as demais versões, o Corolla Cross GR-Sport também tem cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o condutor e para o passageiro dianteiro.
O Corolla Cross GR-Sport ainda vem equipado com câmera de ré com projeção na central multimídia e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro equipado com alerta de tráfego traseiro (RTCA). É importante observar que esses sistemas são projetados para auxiliar o motorista em situações adversas de direção, e não para substituí-lo.
O novo Toyota Corolla Cross GR-Sport está disponível em três cores: branco lunar (perolizado), vermelho-granada (metálico), ambos com teto pintado em preto-eclipse (metálico); e preto-eclipse (metálico).