Maio de 2012 não foi favorável à industria automobilística. Em relação ao mesmo período do ano passado, o mercado apresentou queda expressiva de 8,65%. Houve crescimento em comparação a abril, na ordem de 12,1%, mas vale lembrar que o último mês teve maior número de dias úteis. Ao todo, foram emplacados 274,49 mil veículos, entre automóveis e comerciais leves. Os números são fornecidos pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

O Gol voltou a ser o automóvel mais vendido do Brasil e abriu vantagem em relação ao vice-líder Uno no acumulado do ano. Apesar dos bons resultados obtidos pelo hatch, a Volkswagen foi ultrapassada pela Chevrolet no ranking de fabricantes e passou a figurar na terceira posição. A ponta continua com a Fiat.

Atrás de Gol e Uno, o pódio do segmento dos hatches compactos é completado pelo Palio, que repetiu o resultado dos meses anteriores e está consolidado na terceira colocação. Celta, Fiesta, Fox/CrossFox, Fiesta,  Sandero  e Agile seguem nas posições seguintes.

A ponta  da categoria dos sedãs compactos, como de praxe, ficou com o Corsa. O Voyage fechou mais um mês na vice-liderança, mas viu o rival Siena se aproximar rapidamente pelo retrovisor. O Fiat demostra fôlego após a chegada da nova geração e conseguiu diminuir a diferença em relação ao VW para apenas 116 unidades em maio. Cobalt, Prisma e Fiesta seguem na ordem.

Os hatches médios foram liderados pelo Ford Focus, que tomou a ponta do Hyundai i30. O VW Golf ficou com a terceira posição, mas é ameaçado pelo Cruze Sport6, que mesmo recém chegado ao mercado, já registrou apenas 150 emplacamentos a menos que o rival. O quinto lugar ficou com o Peugeot 308, outro novato no país.

Entre os sedãs médios, uma surpresa: após quase três anos liderando o segmento, o Toyota Corolla foi desbancado pelo rival Honda Civic. O Chevrolet Cruze, que foi o vice-líder por alguns meses, ficou em terceiro.  VW Jetta e Renault Fluence fecharam o mês nas respectivas posições posteriores.

O segmento das peruas repete o mesmo padrão há alguns meses: a Palio Weekend aparece na frente da rival SpaceFox, mas apenas porque a VW computa as vendas da SpaceCross separadamente. Se os números da versão aventureira forem somados aos das demais, o modelo da marca germânica fica com a primeira posição. À beira da aposentadoria, a Renault Mègane Grand Tour continua obtendo bom desempenho no mercado, ficando com a terceira colocação.

Entre os SUVs, o EcoSport sofre os efeitos da substituição iminente por um projeto renovado e termina o mês atrás do Duster. O líder da Renault abriu uma distância expressiva em relação ao Ford, com 1.231 unidades de vantagem. O terceiro colocado foi o CR-V, que acabou de ganhar uma nova geração.

Líder tradicional entre os monovolumes, o Honda Fit voltou a fechar o mês na primeira posição. O segundo degrau do pódio foi novamente ocupado pelo Fiat Idea, enquanto o Chevrolet Meriva, mesmo prestes a sair de linha, segurou a terceira posição.

A Fiat Strada mais uma vez foi a mais vendida da categoria das picapes compactas. Atrás dela, também não há novidades, com a VW Saveiro na segunda colocação e a Chevrolet Montana na terceira.

A S10 é a bola da vez entre as picapes médias. A concorrente da Chevrolet fechou mais um mês no topo do segmento. A segunda colocada foi a Toyota Hilux. Mitsubishi L200, Ford Ranger e Nissan Frontier ficaram com as respectivas posições seguintes.

No ranking de marcas, a maior novidade, como já citado, foi a troca de posições entre Chevrolet e VW, com vantagem para a norte-americana. Outro destaque é o crescimento da Honda, que começou o ano caindo na tabela mas reagiu, voltando a figurar no sexto lugar. Os fabricantes cujas linhas de veículos são predominantemente importada de outros continentes continuam sem fôlego após o aumento do IPI e não conseguem retomar as colocações que chegaram a ocupar antes da alta fiscal.

FIAT 59.484 21,67%
GM 54.780 19,96%
VW 54.337 19,80%
FORD 24.269 8,84%
RENAULT 17.434 6,35%
HONDA 10.789 3,93%
NISSAN 8.849 3,22%
TOYOTA 8.302 3,02%
HYUNDAI 7.370 2,68%
10º PEUGEOT 5.269 1,92%
11º MITSUBISHI 4.856 1,77%
12º CITROEN 4.556 1,66%
13º KIA 4.175 1,52%
14º JAC 1.750 0,64%
15º CHERY 1.387 0,51%
16º HAFEI 982 0,36%
17º MERCEDES-BENZ 903 0,33%
18º LAND ROVER 775 0,28%
19º SUZUKI 652 0,24%
20º BMW 641 0,23%

Fotos | Volkswagen, Fiat, Honda, Renault e Chevrolet/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter