Fiesta dá salto na tabela e é o quarto mais vendido; Onix também registra crescimento
A grande surpresa foi protagonizada pela Chevrolet, que superou a Volkswagen e assumiu a segunda colocação no ranking de marcas no resultado mensal. A líder continua sendo a Fiat, mas a marca alemã ainda detém o veículo mais vendido do país, o Gol.
O Siena, que havia perdido a liderança da categoria de sedans populares em abril, embora continuasse na frente no resultado acumulado, reassumiu a ponta e abriu vantagem de 2.399 unidades sobre o rival, que é vice. O terceiro lugar do pódio ficou com o Classic. A lista continua com dois veículos da Chevrolet: Prisma e Cobalt. O modelo derivado do Onix ultrapassou o irmão maior por uma margem apertada de apenas 361 emplacamentos no mês. O HB20S também registrou crescimento e foi o sexto da categoria. Fiesta e Etios seguem na ordem.
Entre os hatches médios, o Cruze Sport6 retomou a liderança do Focus. O Ford, contudo, continua na liderança em primeiro no resultado acumulado do ano. Completando o pódio, porém bastante abaixo dos dois líderes, o veterano Golf se mantém firme na terceira posição, embora seguido de perto pelo Peugeot 308 e pelo Bravo, na ordem. Bem abaixo de todos os demais, vem o Hyundai i30, na sexta posição.
A Spin, que seguia estabilizada na vice-liderança dos monovolumes, ultrapassou o Fit e assumiu a ponta em maio. A Idea segue na terceira posição. Mais abaixo na tabela, a dupla Citroën C3 Picasso/AirCross permanece à frente do Nissan Livina.
Entre as picapes médias, as primeiras colocadas continuam sendo Chevrolet S10 e Toyota Hilux, na ordem. A Volkswagen Amarok, por sua vez, parece ter abocanhado mesmo a terceira posição. Mitsubishi L200, Ford Ranger e Nissan Frontier seguem na ordem.
O segmento dos SUVs continua sendo dominado pelo EcoSport, que mantém grande vantagem sobre o vice Duster. O Pajero vendeu mais que o Tucson em maio, mas o modelo sul-coreano mantém vantagem em relação ao japonês no resultado acumulado.
No pódio de marcas, além da inversão de lugares entre Chevrolet e Volkswagen, também a digno de nota a volta da Hyundai à quinta posição, ultrapassando a Renault. As marcas francesa e sul-coreana travam uma batalha ferrenha e já trocaram de posição algumas vezes durante o ano. Confira a tabela completa abaixo:
1º | FIAT | 67.846 | 22,57% |
2º | GM | 53.815 | 17,90% |
3º | VW | 53.440 | 17,78% |
4º | FORD | 27.541 | 9,16% |
5º | HYUNDAI | 19.091 | 6,35% |
6º | RENAULT | 18.111 | 6,02% |
7º | TOYOTA | 15.170 | 5,05% |
8º | HONDA | 11.849 | 3,94% |
9º | NISSAN | 6.168 | 2,05% |
10º | CITROEN | 5.542 | 1,84% |
11º | PEUGEOT | 5.464 | 1,82% |
12º | MITSUBISHI | 4.834 | 1,61% |
13º | KIA | 2.611 | 0,87% |
14º | JAC | 1.443 | 0,48% |
15º | BMW | 1.294 | 0,43% |
16º | MERCEDES-BENZ | 1.221 | 0,41% |
17º | LAND ROVER | 971 | 0,32% |
18º | SUZUKI | 550 | 0,18% |
19º | JEEP | 505 | 0,17% |
20º | CHERY | 437 | 0,15% |
Fotos | Fábio González/Chevrolet/Divulgação, Reginaldo Manente/Ford/Divulgação, Honda/Divulgação, Volkswagen/Divulgação. Studio Cerri/Fiat/Divulgação