Fiesta dá salto na tabela e é o quarto mais vendido; Onix também registra crescimento

Chevrolet-Onix-Brazil-065Maio terminou no azul para os fabricantes de veículos. O mercado registrou 316.233 automóveis e comerciais leves vendidos, número cerca de 5,07% menor em relação a abril, porém 9,58% maior em comparação ao mesmo mês do ano passado. Tudo indica que 2013 estabelecerá novo recorde de emplacamentos, pois o resultado acumulado já é 8,77% superior ao de mesmo período de 2012. Os números são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

A grande surpresa foi protagonizada pela Chevrolet, que superou a Volkswagen e assumiu a segunda colocação no ranking de marcas no resultado mensal. A líder continua sendo a Fiat, mas a marca alemã ainda detém o veículo mais vendido do país, o Gol.

Ford-Fiesta-2014Abaixo do Gol, o pódio do ranking de compactos segue com o Uno em segundo e o Palio em terceiro. Destaque para o Fiesta, que deu um verdadeiro salto após a nacionalização da nova geração (embora os números da Fenabrave não façam distinção entre as versões Rocam e New) e ficou com o quarto lugar geral. A dupla Fox/CrossFox fechou o mês na quinta posição. Logo abaixo dele, outra reviravolta: O Onix foi o sexto, ultrapassando o HB20. O oitavo é o Sandero.

O Siena, que havia perdido a liderança da categoria de sedans populares em abril, embora continuasse na frente no resultado acumulado, reassumiu a ponta e abriu vantagem de 2.399 unidades sobre o rival, que é vice. O terceiro lugar do pódio ficou com o Classic. A lista continua com dois veículos da Chevrolet: Prisma e Cobalt. O modelo derivado do Onix ultrapassou o irmão maior por uma margem apertada de apenas 361 emplacamentos no mês. O HB20S também registrou crescimento e foi o sexto da categoria. Fiesta e Etios seguem na ordem.

newcivic2012a43Não houve muitas mudanças no segmento dos sedans médios. O Civic lidera, o Corolla é vice e o Cruze é o terceiro.  A única novidade do segmento se deu na quarta colocação, com o Jetta ultrapassando o Fluence, embora o modelo franco-coreano mantenha vantagem razoável em relação ao germano-mexicano no resultado acumulado. Focus e Linea também inverteram as posições e fecham o top-6 do segmento.

tabelanovos1

Entre os hatches médios, o Cruze Sport6 retomou a liderança do Focus. O Ford, contudo, continua na liderança em primeiro no resultado acumulado do ano. Completando o pódio, porém bastante abaixo dos dois líderes, o veterano Golf se mantém firme na terceira posição, embora seguido de perto pelo Peugeot 308 e pelo Bravo, na ordem. Bem abaixo de todos os demais, vem o Hyundai i30, na sexta posição.

VOLKS_Space-CrossPalio Weekend e a dupla SpaceFox/SpaceCross travam uma disputa solitária no esvaziado segmento de peruas compactas. A station da Volkswagen segue pouco à frente tanto no resultado mensal quanto no acumulado.

tabelanovos2

A Spin, que seguia estabilizada na vice-liderança dos monovolumes, ultrapassou o Fit e assumiu a ponta em maio. A Idea segue na terceira posição. Mais abaixo na tabela, a dupla Citroën C3 Picasso/AirCross permanece à frente do Nissan Livina.

Fiat_strada_adventure_004_CDSem novidades, a categoria de picapes compactas continua sendo dominada pela Fiat Strada. A Volkswagen Saveiro segue estabilizada na vice-liderança, enquanto a  Chevrolet Montana, por sua vez, continua na terceira colocação.

Entre as picapes médias, as primeiras colocadas continuam sendo Chevrolet S10 e Toyota Hilux, na ordem. A Volkswagen Amarok, por sua vez, parece ter abocanhado mesmo a terceira posição. Mitsubishi L200, Ford Ranger e Nissan Frontier seguem na ordem.

O segmento dos SUVs continua sendo dominado pelo EcoSport, que mantém grande vantagem sobre o vice Duster. O Pajero vendeu mais que o Tucson em maio, mas o modelo sul-coreano mantém vantagem em relação ao japonês no resultado acumulado.

No pódio de marcas, além da inversão de lugares entre Chevrolet e Volkswagen, também a digno de nota a volta da Hyundai à quinta posição, ultrapassando a Renault. As marcas francesa e sul-coreana travam uma batalha ferrenha e já trocaram de posição algumas vezes durante o ano. Confira a tabela completa abaixo:

FIAT 67.846 22,57%
GM 53.815 17,90%
VW 53.440 17,78%
FORD 27.541 9,16%
HYUNDAI 19.091 6,35%
RENAULT 18.111 6,02%
TOYOTA 15.170 5,05%
HONDA 11.849 3,94%
NISSAN 6.168 2,05%
10º CITROEN 5.542 1,84%
11º PEUGEOT 5.464 1,82%
12º MITSUBISHI 4.834 1,61%
13º KIA 2.611 0,87%
14º JAC 1.443 0,48%
15º BMW 1.294 0,43%
16º MERCEDES-BENZ 1.221 0,41%
17º LAND ROVER 971 0,32%
18º SUZUKI 550 0,18%
19º JEEP 505 0,17%
20º CHERY 437 0,15%

Fotos | Fábio González/Chevrolet/Divulgação, Reginaldo Manente/Ford/Divulgação, Honda/Divulgação, Volkswagen/Divulgação. Studio Cerri/Fiat/Divulgação