Projeto piloto Renave é testado por revendas e concessionárias no estado de Santa Catarina

A transferência eletrônica de veículos poderá se tornar realidade no Brasil. Uma nova tecnologia batizada de Renave e desenvolvida pela Serpro para o Denatran já é testada por revendas e concessionárias de Santa Catarina.

Renave

O projeto piloto do Renave ou Registro Nacional de Veículos em Estoque, será expandido em breve para o Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo. A previsão é que em setembro todo o país já esteja apto a usar o novo serviço de transferência de veículos.

Através do Renave, a empresa que comercializa veículos usados pode fazer o registro de entrada e saída diretamente no órgão de trânsito responsável pelo licenciamento comprovando, ela mesma, a transferência e reduzindo a burocracia.

“É o fim de uma espera que custa, em média, 15 dias para o proprietário e também do costume informal e não recomendável da entrega do DUT em branco”, explicou o diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro.

O serviço de transferência é executado pelo lojista que é obrigado a ter sua certificação digital. O sistema comunicará o Denatran que transmitirá as informações ao Detran para validação do processo.

SAIBA MAIS

Certificado digital

O vendedor deverá assinar o Certificado de Registro de Veículo fisicamente ou via certificação digital (conforme o sistema evoluir) e o lojista emitirá a Nota Fiscal. Ao fim da operação, as informações serão registradas no Renave.

Os órgãos responsáveis poderão ir aos revendedores e poderão emitir relatórios para verificar de forma segura o cumprimento da legislação.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.