Os pneus recapados, recauchutados ou remoldados deverão estar adequados às novas normas – menos burocráticas – em até dois anos, e serão fiscalizados com maior rigidez pelo INMETRO a partir de então.
A utilização dos pneus reformados no Brasil é vedado à motocicletas e máquinas agrícolas, contudo é liberado para veículos de passeio e comerciais.
#JuntosPeloMatheus – O Autos Segredos convida seus leitores a ajudar o Matheus – https://www.facebook.com/juntospelomatheus/timeline
O número de vezes que um pneu pode ser reaproveitado para reforma varia. De uma vez para pneus radiais de veículos de passeio e índice de velocidade superior a 190 km/h a até seis vezes para caminhões, ônibus e reboques.
Nos pneus passará a constar um “Selo de Identificação de Conformidade”, que será obtido através de testes que garantam a equivalência e manutenção das características do produto em relação à condição original. O tipo de reparo será especificado na banda de rodagem –
recauchutado, recapado, remoldado ou reformado -, além da data do processo de renovação e o número de vezes que a carcaça foi reaproveitada.Confira em http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC002331.pdf a portaria completa.