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Kia comemora 30 anos no Brasil com 450 mil carros vendidos

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Montadora sul-coreana atingiu o número com a venda de exemplo do Niro, um de seus três veículos de passeio eletrificados ofertados atualmente

A Kia completou recentemente três décadas ininterruptas de atuação em solo nacional, e com a comercialização de um exemplar do SUV full hybrid Niro contabilizou 450 mil unidades de veículos entregues a clientes brasileiros. A proprietária da unidade em questão recebeu como brinde um certificado de compensação de emissões de carbono até 160 mil km rodados e um pacote de revisões periódicas gratuitas.

Do total comercializado, os cinco modelos mais vendidos pela fabricante no Brasil foram o Sportage (106 mil), Cerato (71 mil), caminhão Bongo K2500 (62 mil), Besta (58 mil) e Picanto (42 mil).

O SUV Sportage, líder da lista, ainda é ofertado no portfolio atual da montadora em sua quinta geração como modelo híbrido, junto aos também eletrificados Niro e Stonic, e ao caminhão Bongo apenas a combustão. A van Besta que por muitos anos foi comercializada por aqui também se tornou destaque dentro da gama da montadora e era facilmente encontrada sobretudo para transporte escolar de estudantes.

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O sedã Cerato, que recentemente deixou de ser importado para o Brasil, também viveu momentos de destaque com a chegada de sua segunda geração em 2009. Esses anos, inclusive, podem ser considerados os de gloria da Kia em solo brasileiro. Apesar de nunca ter conseguido ultrapassar os rivais japoneses Toyota Corolla e Honda Civic, o Cerato deste período conseguiu atrair uma parcela de clientes que desejava bom espaço interno e um design que de certa forma remetia aos Audi da época, algo proveniente do trabalho de seu designer Peter Schreyer, que antes de partir para a Kia havia desenhado para a montadora alemã por 25 anos.

Para os próximos anos, após passar por um recente rebranding que atualizou seu logotipo, a Kia anunciou como estratégia o “Plano S”, que entre outros objetivos, tem a pretensão de colocar a marca em uma posição de liderança no mercado automotivo global. O foco está na popularização dos veículos elétricos e na introdução de uma ampla gama de serviços de mobilidade, ajustados para atender às necessidades e gostos dos indivíduos e dos mercados locais onde atua.

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