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Honda apresenta Africa Twin 2021 renovada: veja preços e versões

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Honda Africa Twin 2021 será oferecida em quatro versões: CRF 1100L, CRF 1100L DCT, CRF 1100L Adventure Sports ES e CRF 11000L Adventure Sports ES DCT

De visual renovado, a Honda lança a linha 2021 das CRF 1100L Africa Twin que recebeu renovações estéticas e mecânicas como a introdução da transmissão de dupla embreagem (DCT), que se soma à opção com caixa de câmbio convencional.

Versões

A Honda CRF 1100L será oferecida no Brasil nas versões: CRF 1100L, CRF 1100L DCT, opções que se caracterizam pelo tanque de combustível de 18,8 litros de capacidade, e as CRF 1100L Adventure Sports ES e CRF 11000L Adventure Sports ES DCT, com tanque de 24,8 litros.

De acordo com a Honda elas receberam o sistema de acelerador eletrônico TBW – Throttle By Wire -, juntamente com a extensão dos modos de pilotagem, mais opções no sistema de controle de tração HSTC – Honda Selecteable Torque Control -, e muitos outros itens de tecnologia relacionados à adoção de uma sofisticada IMU – Inertial Measurement Unit (unidade de controle inercial) -, que possibilitaram às Africa Twin dar um salto tecnológico importante.

Em comum, todas as versões As CRF 1100L Africa Twin 2021 estão menores, mais esguias e cerca de 10 kg mais leves. Junto com as mudanças no motor elas ganharam cerca de 12% de potência e 10% no torque, incrementos distribuídos em toda a faixa de rotação.

A Africa Twin 2021 também teve chassi de aço renovado e recebeu subchassi de alumínio que é replicado na balança traseira. A adição da IMU, a unidade de controle inercial de seis eixos, possibilitou gerenciar não apenas os sete níveis do sistema de controle de tração (HSTC), mas também outras novidades das Africa Twin 2021, como a função antiwheelie em três níveis, o Cornering ABS otimizado para curva (com configuração off-road) e o controle de elevação da roda traseira. Aos modos de pilotagem padrão – URBAN, TOUR e GRAVEL – junta-se agora o modo OFF-ROAD e os USER com dois modos ser totalmente personalizados. As Africa Twin Adventure Sports ES vem equipadas com pneus sem câmara e as suspensões Showa EERA™ – Showa Electronically Equipped Ride Adjustment, que oferecem ainda mais conforto e eficiência ao modelo.

Quadro de instrumentos

Elas também receberam o quadro de instrumentos em TFT colorido e sensível ao toque de 6,5 polegadas. Ele é batizado de MID (Multi Information Display), oferece uma conexão direta com os diversos sistemas da moto e tecnologia Apple CarPlay e Android Auto via Bluetooth e cabo USB. O sistema de controle da velocidade de cruzeiro é equipamento de série.

Como parte das mudanças visuais, o novo farol duplo de LEDs está em posição elevada, com feixe de luz mais eficiente. O conjunto de luzes diurnas de condução (DRL) ajusta a intensidade de iluminação de modo automático, de acordo com a incidência de luz externa. Em todas as versões da CRF 1100L os protetores de mão são equipamento série.

Motor

O motor de todas as versões da Africa Twin 2021 é o motor bicilíndrico paralelo SOHC de 8 válvulas permanece inalterada, mas o incremento da capacidade, de 998 cm³ para 1.084 cm3, resultou em maior potência, que passou de 88,9 para 99,3 cv a 7.500 rpm. O torque máximo também subiu de 9,5 para 10,5 kgm.f a 6.000 rpm. A elevação de potência e torque é sentida desde 2.500 rpm.

Na Africa Twin com câmbio tipo convencional a embreagem de alumínio e seu atuador usam rampas inclinadas auxiliares para facilitar o engate de marchas, e rampas deslizantes para as reduções. O diâmetro da embreagem diminuiu, com molas de menor tensão, o que visou um acionamento mais leve no manete.  

O sistema de transmissão DCT para motos, exclusivo da Honda, oferece mudanças de marchas imediatas, sem que haja interrupção na entrega de potência, e a sua utilização se torna imediatamente natural, resultando em vantagens para pilotagem em qualquer tipo de percurso ou terreno.

 Cada uma das embreagens é acionada por um sistema eletro-hidráulico independente, e nas trocas de marcha – sejam elas feitas pelos comandos situados no punho esquerdo do guidão, pela ação do condutor, ou automaticamente -, ocorre a alternância entre as embreagens, o que permite a mudança instantânea de uma marcha para outra.

Os modos de funcionamento do câmbio DCT são três: o modo MT oferece controle manual do câmbio através dos botões +/- situados no punho esquerdo. No modo D as mudanças ocorrem automaticamente, o que é ideal para a condução em cidade e em vias rápidas, oferecendo ainda um menor consumo de combustível. O modo automático S pode ser selecionado em três níveis, que permitem rotações gradualmente mais elevadas antes do engate da marcha seguinte.

Preços

Confira os valores das quatro opções da Honda Africa Twin 2021, sendo que as opções com transmissão DCT só chegarão ao mercado em agosto:

  • Honda CRF 1100L Africa Twin (preto fosco ou vermelho): R$ 70.490,00
  • Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (branca): R$ 90.490.00
  • Honda CRF 1100L Africa Twin DCT (vermelho): R$ 76.804,00
  • Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT (branca): R$ 96.626,00

Todas as versões contam com três anos de garantia sem limite de quilometragem.

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