Obituário: Em sua terceira geração na América do Sul, Ford Focus deixará de ser produzido na Argentina, em 2019. Linha do modelo médio da marca americana foi lançado no Brasil em 2000
Lançada em 2013, a terceira geração do Ford Focus dará adeus ao mercado brasileiro, em 2019. Fabricado na Argentina, os modelos hatch e sedã não terão substitutos e a fábrica de General Pacheco seguirá produzindo somente a picape Ranger. O encerramento da produção será no primeiro semestre de 2019.
Vendas
As vendas do Ford Focus estão muito baixas. No acumulado do ano de janeiro a agosto, o Ford Focus hatch emplacou apenas 2.210 unidades ficando com 24,06% de participação no segmento. Já o Focus Fastback (sedã) emplacou nos oito primeiros meses de 2018, 3.130 unidades, o que representa apenas 3,32% de participação na categoria de sedãs médios.
Histórico
Produzida na Argentina, primeira geração do Ford Focus chegou ao Brasil em 2000. Linhas modernas, bom acabamento e suspensão multilink eram os destaques do modelo comercializado nas carrocerias hatch e sedã. Entre os anos 2000 e 2004, o Focus foi comercializado com motores 1.8 Zetec e 2.0 Zetec.
Já em 2004, a primeira geração passou por sua primeira reestilização. Com a mudança visual, o motor 1.8 Zetec foi trocado pelo propulsor 1.6 Rocam. Já em 2005, o 2.0 Zetec foi trocado pelo motor 2.0 Duratec.
A segunda geração do modelo médio chegou ao Brasil em 2008 e manteve as características da primeira como as lanternas traseiras alojadas na coluna “C”. A motorização continuou sendo os propulsores 1.6 e 2.0.
Já a terceira geração chegou ao Brasil em 2013. Numa estratégia equivocada, a marca reestilizou o modelo em 2015, com menos de dois anos de mercado. Outro fator que arranhou a imagem da linha foi o câmbio PowerShift que tinha problemas de superaquecimento.
Quarta geração
Na Europa, o Focus já está em sua quarta geração e é lá suas vendas vão muito bem. Por aqui, dificilmente a linha será comercializada.