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Fiat detalha plataforma MLA do SUV 363

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Segundo a Fiat, a nova plataforma MLA é inédita e permitiu que o SUV recebesse novas suspensões, sistema de direção, estrutura dos bancos, freios, entre outras melhorias

Entre agosto e setembro, a Fiat fará a estreia do SUV 363 cujo nome de batismo deverá ser Pulse. Além da entrada na categoria, ele também será responsável pela nova plataforma modular chamada de MLA.

Segundo Marcio Tonani, responsável pelos Centros Técnicos de Engenharia para a América do Sul, a arquitetura é modular é inédita e não uma evolução da MP1 do Argo, ele também diz que ela será usada por novos produtos da Fiat. Autos Segredos adianta que o próximo será o SUV cupê chamado por enquanto de Projeto 376.

Ainda segundo o executivo, a plataforma MLA também permitiu uma nova arquitetura elétrica e novo sistema de ar-condicionado que recebeu nova caixa de ar oferecendo maior performance e opção sistema automático. Por conta da nova plataforma, o SUV 363 recebeu um novo painel.

A plataforma também permitiu uma nova estrutura de bancos e assim introduzir airbags laterais que protegem cabeça e tórax.

De acordo com a Stellantis, a plataforma MLA também recebeu um novo conjunto de direção que já chegará habilitada para receber conteúdo ADAS de auxílio a condução. A caixa de direção também é novo ficando mais esportiva e direta, nas palavras da Stellantis. Ajustes da coluna em altura e profunidade também estarão presentes no Fiat SUV 363 que deverá se chamar Pulse.

Como é a plataforma MLA?

A nova plataforma tem 7% de aços de aço endurecido por pressão, 7% de aço de baixo resistência, 20% de aço avançado de alta resistência e 66% de aço de alta resistência.

 A linha de força do carro também é nova, ela é a responsável por suportar todas as pressões que a estrutura do carro recebe, da suspensão e também pelos possíveis impactos.

As longarinas dianteiras ficaram 50% mais largas e suportam maior carga de colapso favorecendo a segurança dos ocupantes em colisões. Ela também recebeu nova estrutura de impacto lateral melhorando a segurança, novas travessas inferior e superior melhorando o conforto acústico e vibracional.

Segundo a Stellantis, as novidades da plataforma MLA melhoram a segurança em impactos frontais, laterais e traseiro.

Suspensões

Na traseira, o conjunto de suspensão recebeu novo eixo traseiro com maior rigidez e redução da rolagem da carroceria. Novas molas e amortecedores também fazem parte do conjunto. 

Na dianteira, a nova plataforma também permitiu uma nova suspensão. Ela teve sua geometria otimizada para reduzir o centro de gravidade, aumento da rigidez lateral (handling) e aumento da flexibilidade longitudinal melhorando o conforto. Amortecedores e molas também serão novos no Projeto 363.

A nova travessa plana transmite maior rigidez e os braços oscilantes com buchas verticais proporcionam maior conforto. Segundo a Stellantis, a barra estabilizadora está mais eficiente graças a maior geometria.

As mudanças também permitiram aumentar o entre-eixos em 1,1 cm em relação a MP1 do Argo, apesar de ser modular, o ganho é pouco e Fiat SUV 363 perde para seus principais concorrentes. Entretanto, a mudança da estrutura dos bancos dianteiros anunciada pela Stellantis sugere que o SUV poderá ter um melhor aproveitamento interno.

Pele

Mas todas as mudanças fazem parte do chamado underbody e são invisíveis ao olhos. A Stellantis não detalhou as mudanças na parte superior do monobloco. Já as partes visíveis, chamada de “pele” pelo fabricante rementem ao Argo como portas, para-brisas e vidros laterais.

Apesar da casca ser a mesma, Tonani diz que para usar as melhorias no Argo, seria necessário mudar tudo no hatch.

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