Grupo alemão, monta seus modelos em fábrica instalada na cidade Araquari (SC)

fabrica_bwm_brasilCom dois anos de operação, a BMW Group já montou 24 mil veículos em solo nacional. Neste período, as linhas da fábrica já montaram modelos das marcas BMW e MINI. A unidade é responsável pela montagem de seis modelos do grupo: BMW Série 1, Série 3, X1, X3, X4 e MINI Countryman.

A marca afirma que o processo de montagem começa no setor de solda de carroceria, que possui duas linhas de manufatura, onde a estrutura do veículo é pré-montada e soldada. Depois que as carrocerias são montadas elas seguem para a área de pintura, onde recebe tratamento de proteção contra corrosão, seladores, isolantes acústicos e pintura.

Finalizado o processo de pintura, os modelos seguem por uma esteira para a etapa da montagem, na qual a carroceria é levada por transportadores, seguindo o ritmo determinado da produção. Nesta etapa, as portas são removidas e o número do chassi é gravado, dando a identidade permanente do carro.

O processo de montagem segue com a instalação dos chicotes elétricos e a aplicação de toda a parte inferior da estrutura do veículo, antes de receber as lanternas traseiras e a forração interna. O painel e os bancos são os próximos a serem instalados. Com o interior completo, motor (o coração de todo automóvel), suspensão e eixos são incorporados à carroceria, etapa conhecida como casamento, que ainda recebe os para-choques e os faróis dianteiros. É somente na passagem para a linha final que o veículo recebe as rodas.

“Mais que produzir automóveis, nossa fábrica celebra a paixão em dirigir e isso está refletido em nossa produção no país. A escolha do Brasil como sede para a primeira fábrica de automóveis do BMW Group na América do Sul demonstra a posição estratégica do País dentro de nossas operações e o amor do brasileiro por carros. Nosso time é motivado e obstinado por qualidade. Este ano, fomos capazes de concretizar o sonho de exportar, a partir da fábrica Araquari, para um mercado extremamente exigente como o norte-americano. Nossa fábrica está preparada e com potencial para produzir mais, assim como estamos fazendo em 2016”, afirma Carsten Stöcker, vice-presidente sênior da fábrica do BMW Group em Araquari.

A marca ainda diz que todos os modelos montados na unidade de Araquari passam ainda por diversos testes e por uma inspeção completa, incluindo teste de pista e de estanqueidade (simulação de chuva). Só depois de todo esse processo é que os especialistas da qualidade darão a aprovação final para que o veículo possa ser enviado para a rede de concessionários.

Foto | BMW/|Divulgação