AmsiaMotors-solenidadeApós a Nissan demonstrar interesse em produzir automóveis elétricos no Brasil (veja aqui), outra empresa dá sinais de que poderá seguir o mesmo caminho. A Amsia Motors, proveniente da Arábia Saudita, é pouco conhecida, mas já deu os primeiros passos para erguer uma fábrica de veículos verdes em Barra dos Coqueiros, na Região Metropolitana de Aracaju, em Sergipe. O governador em exercício do estado, Jackson Barreto, e o presidente da marca de origem árabe, Mustafa Zeauddin Ahmed, assinaram um protocolo de intenções durante solenidade (foto acima) na manhã de ontem (quinta-feira, 27).

Segundo informações do Portal Vrum, as negociações entre a Amsia e o governo de Sergipe começaram há 11 meses. O estado ofereceu isenção de impostos, como ICMS e IPTU, além de recursoss da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e do programa Inovar-Auto, do Governo Federal.

O cronograma apresentado no ato da assinatura do protocolo prevê que as obras comecem em até 14 meses. A capacidade produtiva inicial será modesta, de aproximadamente 25 mil veículos por ano. A Amsia afirma que fará investimentos na casa de R$ 1 bilhão no país, gererá 4 mil empregos diretos e ainda criará um pólo de empresas fornecedoras em Sergipe. A produção seria escoada por um porto localizado no mesmo estado.

AmsiaMotors-2Os veículos que sairão da linha de montagem nordestina serão híbridos e elétricos, projetados para o mercado brasileiro. O primeiro modelo a ganhar cidadania sergipana será um compacto, que posteriormente dará origem a uma família, composta por sedã e SUV. Um subcompacto também estaria nos planos da Amsia. Atualmente, produtos da marca são versões verdes de modelos chineses, como o Komi (foto acima), feito com base no Effa M100, e o Selvo S30 originado a partir do Jinbei S30.

A Amsia foi criada em 1986 e tem sede em Riad, na Arábia Saudita. É de lá que vem o capital da empresa, que ainda conta com órgãos administrativos nos EUA, mas produz veículos na China, por meio de Joint-Ventures com marcas locais.

Fotos | Marcelle Cristinne/Agência Sergipe de Notícias e Amsia Motors/Divulgação