Montagem errada dos pneus também causa vibrações ao volante e ainda pode levar a desgastes irregulares
A fabricante Continental alerta que as vibrações ao volante nem sempre têm como motivo a falta de balanceamento dos pneus.
Segundo a Continental, se mesmo após ter o serviço executado utilizando uma boa massa de contrapesos o problema não desaparece, o passo seguinte é procurar por deformações nas rodas e por componentes da suspensão que possam estar ligeiramente soltos. Se nenhuma dessas etapas resolver o problema, vale checar as condições da montagem dos pneus no veículo.
Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus, diz que não é raro ver pneus que não foram montados adequadamente e cujos talões não foram assentados corretamente nas rodas. Astolfi, alerta que isso gera a vibração ao volante e, em muitos casos, desgastes irregulares da banda de rodagem.
O executivo ainda ressalta que pneus especiais como pneus do tipo runflat, pneus de baixo perfil, grandes aros ou modelos 4×4 grandes – como os General Tire Grabber, são particularmente difíceis de serem montados e demandam equipamentos especializados nesse processo.
Por isso é muito importante que o consumidor procure uma loja de pneus especializada que possua equipamentos adequados para a montagem de pneus e cujos técnicos estejam cientes da recomendação das fabricantes de sempre realizar uma boa lubrificação dos talões usando pastas de montagem de boa qualidade.