Salões
| em 2 anos ago

Fenatran 2022: S-Way, Daily automático e modelos GNV são os destaques da IVECO

Compartilhar

IVECO apresenta na feira de transportes o novo pesado S-Way, Daily automático, e-Daily (elétrico), Daily GNV e Tector GNV, além dos novos motores Euro 6 

O grande destaque da IVECO na Fenatran 2022 é o novo pesado S-Way que chegará 2023 para a marca ter relevância no disputado segmento. Fabricante também mostrou a linha Tector Euro 6 e o Daily nas versões automática, elétrica e a GNV.

S-Way

O novo IVECO S-Way chegará ao mercado nos modelos 450 cv (4X2), 480 cv (6×2) e 540 cv (6×4). O pesado é equipado com o novo motor FPT Cursor 13 com potências de 450 cv, 480 cv e 540 cv. 

De acordo com a marca, os principais destaques do motor FPT Cursor 13 são a injeção Common-Rail e novo turbocompressor e-VGT. A IVECO afirma que o conjunto proporciona produtividade com mais potência, torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.

Na Fenatran 2022, a marca também apresentou o S-Way 460 NG 6×2 que faz parte do Programa Brasil Natural Power. O caminhão é equipado com o motor FPT Cursor 13 NG de 6 cilindros com 460 cv de potência e 2.000 Nm. O pesado pode ser abastecido com gás natural e biometano. A transmissão automatizada que equipa o modelo é a ZF Traxon – caixa de  transmissão mais moderna do mercado – de 12 velocidades com intarder.

Entre os equipamentos do S-Way NG estão a central multimídia e volante  multifuncional; conforto que torna a cabine em um ambiente que remete a casa e o escritório do  motorista, na versão cabine com 2,5m de largura e pacote completo de segurança, incluindo: LDWS – leitor de faixa – ACC (piloto automático adaptativo), AEBS (Sistema de freio emergencial  autônomo) e SR/ESC (controle de tração e estabilidade). 

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Daily

A linha Daily Euro 6 chega com importantes novidades para continuar sendo o carro-chefe da marca italiana no Brasil. O modelo continua sendo vendido nas versões de 3,5 e 6,5 toneladas nas opções Chassi-Cabine (cabine simples ou dupla), Furgão, Minibus e uma versão exclusiva para Motorhome.

O modelo é equipado com o motor FPT F1C MAX com potências de 160 cv a 180 cv. Para marcar a nova motorização, o Daily recebeu nova grade frontal com acabamento cromado na versão Full, identificada ainda pelos faróis de neblina, que contam com função cornering, que auxilia na iluminação durante as curvas.

Entre os novos equipamentos, o Daily passa a ter painel em TFT com novos grafismos no quadro de instrumentos. A nova central multimídia com tela colorida de LCD, de sete polegadas, tem funções de gerenciamento e monitoramento semelhantes à dos carros mais modernos do mercado. O controle também pode ser realizado por meio de comandos no volante, que traz nova coluna com regulagem de altura e profundidade, o que permite encontrar a melhor posição para dirigir, conforme o biotipo do condutor. 

Outro item de série agregado ao novo Daily é o TPMS – Monitoramento de pressão dos pneus, que contribui para a redução do consumo de combustível e do desgaste dos pneus.

Os novos bancos incrementaram o conforto e a ergonomia na cabine do Daily Euro VI, com assento maior, novos apoios de cabeça, espumas e tecidos atualizados. A exemplo do volante, os bancos têm inéditas regulagens para o motorista encontrar a posição ideal para dirigir, garantindo muito mais conforto para as longas jornadas do dia a dia.

O IVECO Daily Euro 6 também recebeu sensor crepuscular – acendimento automático dos faróis em todas as condições climáticas promovendo mais segurança para o condutor – e o sensor de chuva – sensor que regula automaticamente a velocidade do limpador de para-brisa, de acordo com a intensidade de chuva.

A linha Daily Euro VI está disponível em três versões: Comfort, Tech e Tech+Airbag.

Comfort: trio elétrico (vidro, retrovisor e trava elétrica), ESP (Sistema de Controle de Estabilidade), DRL, chave canivete, sistema cruise control, coluna regulável, ar-condicionado manual, Cluster Comfort, alarme, rádio bluetooth, cluster TFT, TPMS (Monitoramento pressão dos pneus), grade MY2021, farol de neblina e sistema antifurto.

Tech: todos os itens da versão Confort e também ar-condicionado digital, grade cromada, multimídia, volante multifuncional, sensor crepuscular e acendimento automático dos faróis, pré- disposição para câmera de ré e airbag duplo.

Tech + Air Bag Duplo: todos os itens da versão Tech e airbag duplo (série 45, 55 e 65).

Daily Hi-Matic

A linha Daily também passa a ser equipada com câmbio automático ZF de oito marchas. A transmissão estará disponível nas versões 35-180 a 65-180.

A marca italiana afirma que o novo câmbio automático com conversor de torque oferece redução no consumo de combustível. A transmissão Hi-Matic oferece os modos de operação Eco, com trocas de marcha suaves privilegiando o consumo, e Power, que prioriza o desempenho com trocas mais rápidas. A transmissão também apresenta a opção de troca manual, que permite o deslocamento sequencial através do câmbio.

O Daily Hi-Matic tem motor FPT F1C Max com 180 cv de potência e torque de 430 Nm. 

Portfólio IVECO Daily Euro VI

Confira como é a gama do caminhão leve da marca:

  • Daily City 30-160 Chassi (Cabine Simples) – Já lançado em 2022
  • Daily 35-160 Chassi (Cabine Simples) – Já lançado em 2022
  • Daily 45-160 Chassi (Cabine Simples e Cabine Dupla)
  • Daily 55-180 Chassi (Cabine Simples e Cabine Dupla)
  • Daily 65-180 Chassi (Cabine Simples e Cabine Dupla)
  • Daily Furgão 45-160
  • Daily Furgão 55-180
  • Daily Minibus 45-160
  • Daily Minibus 50-180
  • Motorhome 60-180

eDaily Battery Electric Vehicle (BEV)

Apresentado no IAA 2022, o eDaily elétrico marca presença na Fenatran 2023. O modelo será vendido no Brasil como parte de suas soluções para um transporte sustentável.

O eDaliy tem motor motor traseiro com potência máxima de 140 kW (equivalente a 190cv) e torque de até 400 Nm. Os packs de bateria, fornecidas pela FPT Industrial, são instalados de forma modular podendo conter de uma a três packs conforme a necessidade do cliente. Cada pack de baterias tem uma capacidade de 37 kWh, resultando numa capacidade máxima da bateria de 111 kWh.

O modelo elétrico da IVECO tem autonomia que varia de acordo com a capacidade de carga do veículo e a quantidade de packs, assim, ela pode rodar entre 110 km e 300 km. A velocidade máxima é de 120 km/h.

Na modo de carga lenta (11 kW), o tempo de carregamento das baterias varia de três horas, com uma bateria, a nove horas, com três baterias. Já no modo de carga rápida (fast charge 40 kW) o tempo fica entre uma hora, com uma bateria, e uma hora e meia, com três baterias.

A versão exposta na Fenatran é um Daily Chassi Cabine de 7,2 toneladas de PBT com dois packs de bateria. O line up completo contará com versões 3,5 até 7,2 toneladas nas versões chassi-cabine e 3,5 toneladas na versão furgão.

Tector Euro VI

Na Fenatran 2022, a IVECO também mostra o Tector Euro VI e também uma opção movida a gás natural. O Tector 16-210 NG tem capacidade total de 120 m³ de combustível. O que dá uma autonomia de até 350 km. 

O Tector 16-210 NG tem motor FPT N60 NG, de seis cilindros, fabricado pela FPT Industrial, desenvolve 204 cv de potência  e torque de 750 Nm. 

A nova linha estará disponível a partir de janeiro de 2023 em toda a rede da IVECO, entre  concessionárias e pontos de atendimento, com cobertura em 100% do território nacional.

As mudanças da linha Tector Euro VI reduzem 80% as emissões de óxido de hidrogênio (NOx), em mais de 70% os hidrocarbonetos não queimados e em 50% as de material particulado. 

O IVECO Tector Euro 6 será vendido em três versões de equipamento:

Standard: (versão específica para licitação e venda direta): ATC/ASR & Hill Holder, vidro  elétrico, trava elétrica, banco motorista pneumático, retrovisor auxiliar lateral na porta do  passageiro, para-brisa degradê, chave geral e pré-disposição para rádio. 

Comfort: todos os itens da Standard mais rádio com comando no volante, retrovisor elétrico,  ar-condicionado manual e farol de neblina. 

Tech: todos os itens da Comfort mais viseira para sol, ESC e lanterna de LED. Além de novos motores FPT da Série NEF, os caminhões Euro VI também ganharam: 

Transmissão Auto-Shift com novo comando de câmbio instalado no painel de instrumentos,  o que promove uma melhor ergonomia para o motorista. Além disso, foram desenvolvidas oito novas funções de calibração. 

  • Inserção da entrada para a mangueira de ar da cabine;
  • Ajustes de ergonomia;
  • Novo cluster;
  • Banco motorista e passageiro com novo design;
  • Nova entrada USB;
  • Novos botões do ar-condicionado;
  • Novo porta cartões;
  • Novos portas-objetos

A linha também conta com itens opcionais: volante multifuncional, porta-documento, para-choque metálico,  faróis de neblina, ESC (Sistema de Controle de Estabilidade) e lanternas de LED. 

Portfólio IVECO Tector Euro VI

Confira os modelos da linha média da marca italiana:

  • Tector 9-190
  • Tector 11-190
  • Tector 15-210
  • Tector 17-210
  • Tector 17-280
  • Tector 17-320 Auto-Shift
  • Tector 17-320 Auto-Shift Coleta
  • Tector 17-320T
  • Tector 24-280
  • Tector 24-320 Auto-Shift
  • Tector 27-320

Siga nossas redes sociais para muito mais informações

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.