Em tempos de gasolina cara, selecionamos 10 sedãs econômicos com maiores autonomias
Por Fernando Miragaya
Ficar amigo do frentista em tempos de gasolina cara ninguém quer. A cada parada no posto de combustível o coração chega a palpitar na mesma velocidade em que os dígitos viram freneticamente na bomba. Para quem trabalha como motorista de aplicativo, então, a angústia é até pior.
Para evitar essa arritmia cardio-financeira separamos os sedãs compactos até R$ 100 mil e mostramos os carros mais eficientes para Uber.
Levamos em consideração a autonomia destes modelos com base nas médias de consumo com gasolina na cidade aferidas pelo Inmetro.
Ou seja, pegamos a média urbana com o combustível fóssil e, com base na capacidade do tanque informado pelo fabricante, chegamos aos carros mais eficientes para Uber – e os que vão mais demorar para fazer o motorista sofrer no posto.
Atenção: só classificamos as versões mais econômicas de cada sedã, também de acordo com os dados informados pelo Inmetro para o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). No texto, também mostramos a autonomia de outras configurações de cada linha.
1 – Volkswagen Voyage
A versão de entrada do veterano sedã, com rodas aro 14”, além de ser um veículo econômico, é o líder disparado entre os carros mais eficientes para Uber. O 1.0 três cilindros bebe pouco na cidade e ainda usufrui de um generoso tanque de 55 litros – um dos maiores no segmento de compactos.
Com isso, o modelo da marca alemã é o único desta lista a ultrapassar – com certa folga – os 700 km de autonomia. O bacana é que as demais versões do Voyage, mesmo a automática, também se mostram carros econômicos e com ótimo alcance com gasolina.
2 – Chevrolet Joy Plus
O velho Prisma continua no mercado, usa o velho motor quatro cilindros Família I da GM, mas mesmo assim continua como um automóvel econômico e com boa autonomia. O sedã chega perto dos 700 km com gasolina, de acordo com as médias aferidas pelo Inmetro.
O Joy Plus conseguiu um alcance melhor que o seu sucessor mais moderno. Pois é, o Onix Plus usa o três cilindros (inclusive com opção turbo), e é até mais econômico que o antigo Prisma, porém, a capacidade do tanque é 10 litros menor. Com isso, o veterano, oferecido em versão única, vai mais longe…
3 – Renault Logan
A linha de motores SCe alçou a família Logan ao rol de carros mais eficientes para Uber. Os modelos de entrada, com motor tricilíndrico, além do rodar mais suave, garantem autonomia de 680 km.
O sedã da marca francesa ainda se vale de bom espaço interno e porta-malas com mais de 500 litros para agradar aos motoristas de aplicativo. Contudo, o modelo tem bem mais poder de alcance com o tanque cheio que a versão com o 1.6 quatro cilindros. São 85 km a mais.
4 – Hyundai HB20S 1.0 12V MT5
Outro “três canecos” que garante uma autonomia legal, além de deixar o automóvel mais econômico. No caso do HB20S, o motor 1.0 eficiente aliado a um tanque com 50 litros levam o modelo da Hyundai à quarta posição entre os carros mais eficientes para Uber.
A linha tem outras variantes de conjunto mecânico que, na maioria, garantem alcances superiores aos 600 km. Mas foi essa configuração básica que superou as opções com propulsores turbinados e até mesmo as com sistema start/stop do motor.
5 – Fiat Cronos
O primeiro modelo sem motor “mil” a figurar entre os carros mais eficientes para Uber é o Cronos e seu 1.3 Firefly. E não fosse os dois litros a menos de capacidade no tanque de combustível, ele até superaria o HB20S na autonomia total.
Mas é importante frisar que esta versão melhor classificada nesta lista dispõe de start/stop do motor. Sem o dispositivo – que liga e desliga o propulsor automaticamente em paradas de semáforo, por exemplo – o sedã da Fiat tem autonomia de 600 km. Depois disso, há um abismo de consumo para as versões com o 1.8 E.torQ.
6 – Chevrolet Onix Plus 1.0
Com motor aspirado, o Onix Plus está entre os sedãs mais econômicos do país. Porém, o detalhe do tanque de combustível é que o faz ficar como o sexto colocado entre os carros mais eficientes para Uber. Isso porque o reservatório leva apenas 44 litros, um dos menores do segmento, o que compromete sua autonomia.
Mesmo com o turbo, o sedã da General Motors faz bonito. Só mesmo as derivações automáticas do modelo é que ficam com autonomia bem distante dentro da gama.
7 – Volkswagen Virtus
Mais um exemplo de carro que nem é tão econômico, mas cujo tanque de combustível garante menos idas ao posto. E falamos de um conjunto com o bom motor 1.6 16V MSI da Volks, isso com o câmbio manual.
Até porque, com a caixa automática, o sedã compacto da marca alemã perde em eficiência quando equipado com o 1.6. As versões turbo, sempre automáticas, honram melhor a linha.
8 – Toyota Yaris Sedan
O Yaris é um daqueles casos em que a versão automática bebe menos que a variante com câmbio manual. O sedã da Toyota, com a caixa CVT, poderia até estar melhor posicionado entre os carros mais eficientes, caso tivesse um tanque de combustível um pouco mais generoso que o de 45 litros.
A diferença de autonomia para a versão com transmissão manual de seis marchas é de 45 km, o que pode significar para muita gente uma corrida a mais sem precisar parar para abastecer.
9 – Honda City
Com o grande rival do Yaris, o mesmo não acontece. O City tem em sua versão inicial com câmbio manual a opção de carro mais econômico da gama, que consegue autonomia pouco superior aos 570 km. E esta variante é a que menos vende na linha do sedã da Honda…
A boa notícia é que a diferença para o modelo com câmbio do tipo CVT é bastante discreta, tanto no consumo, como no alcance com um tanque completo: menos de 5 km.
10 – Fiat Grand Siena
O veterano sedã da marca italiana fecha o top 10 de carros mais eficientes para Uber com seu veterano motor Fire. O Grand Siena se garante neste ranking com um tanque de 48 litros e um consumo comedido, segundo as aferições do Inmetro.
Mas aqui a diferença é pequena para outro… propulsor. Com o (também) manjado 1.4 de 88/85 cv, se tem um pouco mais de potência por apenas 5 km a menos de autonomia.
Veja outros carros eficientes para Uber que ficaram na repescagem:
Modelo | Consumo gasolina (ciclo urbano – em km/l) | Capacidade do tanque (em l) | Autonomia (em km) |
Nissan V-Drive 1.0 12V | 12,9 | 41 | 528,9 |
Nissan V-Drive 1.6 16 V CVT | 12,6 | 41 | 516,6 |
Nissan Versa 1.6 16V | 11,8 | 41 | 483,8 |
Nissan Versa 1.6 16V CVT | 11,7 | 41 | 479,7 |
Caoa Chery Arrizo 5 CVT | 11 | 48 | 528 |